quarta-feira, 10 de junho de 2009

Programas de televisão para o Timor-Leste




Brasil: Produção de conteúdos em português é uma contribuição relevante do Brasil para Timor-Leste
Fonte: Lusa. Data: 10/06/2009.
URL: http://www.fndc.org.br:80/internas.php?p=noticias&cont_key=388906

Rio de Janeiro, Brasil, 10 Jun (Lusa) -- O Brasil pode dar uma contribuição relevante para o Timor-Leste na produção de conteúdos de língua portuguesa, defende a gerente geral do Canal Futura que está a celebrar acordo de cooperação com a Televisão de Timor-Leste (TvTL). "O Brasil não está acostumado a ouvir a língua portuguesa [falada por não brasileiros]. Os brasileiros têm de começar a se acostumar a ouvir o português de outras partes", afirmou Lúcia Araújo ao defender a realização de acções conjuntas no campo da comunicação com países lusófonos.
"Quiçá poderemos fazer isso com todos os países de língua portuguesa, é uma relação em que só temos a ganhar", referindo as experiências que estão a ser feitas do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, com a Soico TV de Moçambique há seis anos, nos meios de comunicação em Cabo Verde e também, a partir deste ano, em Timor. "Estamos a conversar com as autoridades de Timor-Leste desde a independência por conta dos Telecursos da Fundação Roberto Marinho que fez uma capacitação de educadores timorenses para o uso da língua portuguesa", disse. Para Lúcia Araújo, o aspecto do treino é um "mote muito importante na relação com os países de língua portuguesa e é onde o Brasil pode dar um apoio relevante e efectivo".
Lúcia Araújo destacou, durante encontro com directores da TvTL, na terça-feira, no Rio de Janeiro, para dar início ao acordo de cooperação técnica entre os dois canais, que a "polissemia a partir da experiência dos diferentes países de língua portuguesa pode ser uma plataforma de troca de conteúdos e de abertura para o Brasil". A ideia inicial é prover conteúdo do acervo do Canal Futura para a TvTL e capacitar técnicos timorenses para produzirem peças jornalísticas com qualidade.
"A gente vai começar com o jornalismo que é uma necessidade imediata e o Canal Futura tem o jornalismo mais voltado para a educação e a área social e vamos trabalhar em matérias que interessem ao jornalismo deles e ao nosso", explicou. E numa perspectiva de intercâmbio entre os dois países, Lúcia Araújo apontou ainda a pretensão de realizar trocas de conteúdos jornalísticos e incluir programas produzidos pelos profissionais timorenses e exibi-los na grade de programação no Brasil. A parceria entre os dois canais foi firmada a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e prevê o uso do acervo de programas do Canal Futura, além da formação em serviço de técnicos da TvTL, capacitação de jornalistas ao longo de 2009, até mesmo co-produções e exibição de materiais produzidos nos dois países.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias