sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bookcrossing (troca de livros)




Projeto contribui para acesso à cultura e à leitura
Fonte: Pauta Social. Data: 27/11/2008
O Bookcrossing acontecerá em várias regiões de Belo Horizonte
Estudantes e professores da Fundação Torino realizam, no próximo sábado, 29, a partir das 8h, a 6ª edição do projeto Atentado Poético, evento realizado desde 2003, inspirado em uma iniciativa do site norte-americano Bookcrossing (troca de livros). O site estimula a doação de livros que devem ser "libertados" em locais públicos para que qualquer pessoa interessada possa "adotá-lo". A idéia central do Bookcrossing é tornar o mundo uma grande biblioteca. O projeto insere Belo Horizonte no circuito cultural do evento, que conta com a participação maciça de cidades de todo mundo como Paris, Bruxelas, Florença, São Francisco e Roma.
O 6º Atentado Poético acontece, simultaneamente, em diversos locais de Belo Horizonte – como praças, parques e nos campi do Centro Universitário UNA. Além de "abandonarem" por lá alguns livros, os alunos também farão intervenções culturais com declamação de poemas e distribuição de livretos com contos de escritores italianos, traduzidos pelos próprios estudantes. "É muito interessante ver a reação das pessoas quando 'encontram' o livro. A gente percebe que elas se sentem presenteadas, algumas param, sentam no meio da rua e ficam folheando as obras. Chega a ser emocionante!", explica a coordenadora e idealizadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes.
"Quando começamos o projeto em 2003, fizemos uma ação modesta, dentro de uma escola pública. Aí percebemos que as pessoas tinham 'sede' de leitura, e levamos a ação para as ruas, em alguns pontos da capital", lembra a coordenadora, contando, ainda, que vários livros cadastrados pelo Projeto Atentado Poético no bookcrossing.com já foram encontrados até em outros estados do Brasil. "Vale ressaltar que a idéia do Bookcrossing, e conseqüentemente da nossa ação do Atentado Poético, está longe de ser sinônimo de abandonar livros nas ruas. A idéia é estimular a leitura, facilitar o acesso ao livro, compartilhar experiências", reforça a coordenadora do Atentado Poético.
Os livros distribuídos pela Fundação Torino são arrecadados em uma campanha envolvendo pais alunos e funcionários da instituição. "Queremos arrecadar pelo menos 1.000 livros, que serão todos cadastrados no site www.bookcrossing.com para a ação no dia 29. Se atingirmos nossa meta, colocaremos Minas Gerais em primeiro lugar no ranking Brasil do Bookcrossing, e a Fundação Torino será a integrante do Bookcrossing com o maior número de volumes libertados no Brasil", diz, entusiasmada, Daniela Mendes.
A professora explica, ainda, que todos os livros arrecadados durante a campanha passam por um processo de cadastramento no site www.bookcrossing.com. Ao ser cadastrado, o livro recebe um número de registro que serve para identificá-lo posteriormente e mostrar por onde ele "anda". "Além de uma etiqueta com o número do registro, cada livro tem um bilhete que explica do que se trata o projeto, convidando o seu novo dono a entrar no site e informar onde encontrou o título. Assim, todo mundo que teve a publicação nas mãos tem a possibilidade também de conhecer o caminho que ela já percorreu e quantas pessoas já a leram", diz Daniela. No site do bookcrossing é possível, ainda, que os participantes possam se comunicar uns com os outros e debater sobre as obras.
A 6ª edição do Atentado Poético traz duas inovações. A primeira, a criação de um hot site com a história do projeto na Fundação Torino e o registro das edições anteriores, que pode ser acessado através do endereço www.fundacaotorino.com.br/atentadopoetico. A outra é que, além de libertar os livros nos pontos turísticos de Belo Horizonte como nos outros anos, a Fundação Torino está cadastrando Zonas Oficiais do Atentado Poético, em locais culturais da cidade. Esses locais vão receber, no dia 29, uma caixa para os livros, devidamente identificada com cartazes alusivos ao movimento.
Uma pesquisa intitulada "Retratos da Leitura do Brasil", divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008 (www.prolivro.org.br), diagnosticou e mediu o comportamento dos leitores, especialmente com relação aos livros (deixando de lado revistas e jornais). Na pesquisa, 45,2 milhões, ou seja, 26% dos brasileiros disseram que a leitura significa conhecimento, seguido de algo importante (8%), crescimento profissional (8%) e sabedoria (5%); e 73 milhões ou 42% dizem que a leitura é uma fonte de conhecimento para a vida e fonte de conhecimento e atualização profissional (17%). Entre as crianças com idades de até 10 anos, 12% consideram a leitura uma atividade prazerosa.
O comportamento do leitor é o fator mais importante na hora de escolher um livro para 63% das pessoas que responderam à pesquisa. Em seguida está o título, opção de 46% dos entrevistados, seguido de dicas de outras pessoas, que engloba 42% do grupo ouvido. A maioria dos leitores (86%) lêem em casa; 36% na sala de aula e 12% na biblioteca. Outro fator interessante é que o brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. O estudo constatou que somente a leitura de livros indicados pela escola, o que inclui os didáticos, mas não só, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão mais na escola ficou em 1,3 livro por ano. A pesquisa também confirma que as mulheres lêem mais que os homens – 5,3 contra 4,1 livros por ano.
O primeiro Atentado Poético de Minas Gerais foi realizado em 2003, quando os alunos deixaram aproximadamente 500 livros de literatura infantil e juvenil na quadra da Escola Municipal Arthur Versiani. Em todos os livros havia uma dedicatória e a orientação para que o novo "dono" o passasse para outro leitor, logo que terminasse a leitura. Em 2004, no segundo Atentado Poético, os livros foram abandonados nos principais pontos turísticos da cidade, como Praça da Liberdade; Parque Municipal; Parque das Mangabeiras, Praça JK; Lagoa Seca; Aeroporto; e Pampulha. Alguns foram encontrados e recadastrados e outros já foram localizados em outros estados, como o Paraná. No ano de 2005, o projeto foi realizado na Praça da Liberdade, com a produção de dois modelos de coletânea com poemas e textos em prosa selecionados pelos alunos.
Além da distribuição de aproximadamente 400 livretos e 100 textos avulsos, os alunos dramatizaram poemas para o público. Em 2006, foram distribuídos, também na Praça da Liberdade, 300 livros contendo textos de autores consagrados com dados biográficos, análises e traduções feitas pelos alunos da Fundação Torino. No ano de 2007, a Fundação realizou o 1º Atentado Ecopoético, em parceria com o Projeto Econscienza.
Os alunos confeccionaram cartilhas contendo dicas de proteção ambiental aplicáveis ao dia-a-dia. Além de conselhos práticos, a cartilha trazia poemas escritos por alunos de 6 a 18 anos. Os espaços utilizados foram o Mercado Central, o Mercado Distrital, as Praças JK e Liberdade.
O Bookcrossing ou "Troca de livros" é um conceito que surgiu nos EUA em 2000, pelo sócio da empresa de desenvolvimento de softwares Humanking Systems, Ron Hornbaker, que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outros, os quais, por sua vez, deverão continuar a fazer o mesmo. O objetivo assumido do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa grande biblioteca.
Os membros do site www.bookcrossing.com de leitores virtuais (e que não conhecem limites geográficos) possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, rua movimentadas, praças, e outros espaços de grande fluxo de pessoas) para que o maior número de pessoas possa lê-los, em vez de mantê-los parados nas estantes, tornando, desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.
A Fundação Torino foi instituída em setembro de 1975 com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos dos filhos de empregados italianos do Grupo Fiat. Neste período, a escola, uma parceria do Grupo Fiat com o governo italiano, oferecia o "Elementare" (ensino fundamental de 1a a 5a séries), a "Scuola Media" (6a a 8a séries do ensino fundamental) e o "Liceo" (ensino médio), com currículo e calendário europeus. Em 1988, a Fundação Torino criou o Curso de Língua e Cultura Italiana, para atender uma demanda crescente da comunidade local pelo conhecimento da história, cultura e modo de vida do povo italiano.
No ano de 1992, ela deixa de ser uma escola puramente italiana e passa a ser bicultural, com reconhecimento oficial pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e pelo governo da Itália. No mesmo ano, começa a oferecer a escola materna, para crianças até cinco anos, com formação bilíngüe. Um protocolo de colaboração técnico-científico com a Universidade de Perugia é assinado no mesmo ano com a Fundação para aplicação dos títulos de proficiência no idioma Celi III e Celi V. Sete anos depois, em 1999, um salto significativo.
Em janeiro, iniciam-se as atividades em sua sede própria, no bairro Belvedere, construída pensando as necessidades da prática educacional. No mesmo ano, abre o Instituto Técnico de Turismo (ITT), um segmento da economia em expansão no mundo e, em especial, no Estado, promovendo a formação consistente de profissionais para atuar na área e desenvolver projetos de aproveitamento do potencial turístico. Tanto no ITC quanto no ITT os estudantes estudam quatro idiomas (português, italiano, inglês e espanhol). Em 2005, a Fundação Torino adota uma nova marca que reforça seu papel de escola internacional para formação de cidadãos do mundo. A imagem do cavaleiro medieval cuja estátua está localizada em Turim e que acompanhou a escola desde sua fundação dá lugar à estilização das iniciais da escola

0 Comentários:

Arquivo

Categorias