Interessante artigo foi publicado na revista US News & World Report, de 21 de julho de 2008, abordando a redução no preço do livro didático publicado nos Estados Unidos. Após apontar que o preço deste tipo de publicação aumentou mais 300% nos últimos vinte anos, autora acredita que esse custo irá declinar tendo em vista as novas legislações introduzidas no ambiente americano, o avanço tecnológico e as mudanças ocorridas no mercado editorial.
No tocante às novas leis, a autora comenta que existem projetos no Congresso Americano que, se aprovados, forçarão uma redução no preço. Esses projetos obrigam as editoras a informar aos professores e escolas o preço de cada obra. Também que o livro não seja vendido na forma de pacote, isto é, livro-texto, CD-ROM, livro de exercícios e acesso via internet. A partir de agora o aluno passará a ter o direito de comprar somente o item que for necessário.
A segunda razão apontada pela autora se refere ao livro eletrônico (e-book), especialmente ao crescente número de títulos gratuitos hospedados em sítios como o Project Gutenberg [www.gutenberg.org/wiki/Main_Page] que agora atingiu mais de 28.000 títulos, e o Google Books [http://books.google.com/] que provê acesso a títulos sob o domínio público, notadamente os clássicos da literatura. Além disso, o estudante pode pagar pelo download integral do livro ou capítulos, utilizando sítios de editoras comerciais.
O terceiro fator é o acesso livre. O artigo menciona que mais de mil professores americanos assinaram um documento prometendo usar e contribuir para o acesso livre ao livro didático. A Flat World Knowledge [www.flatworldknowledge.com/minisite/] é a primeira organização a prover, a partir de janeiro de 2009, acesso gratuito a todos os seus livros eletrônicos. Caso o estudante deseje adquirir a obra no formato impresso, será cobrado um preço único de 30 dólares mais as despesas de remessa.
O último fator é o aluguel. Um número crescente de livrarias e empresas está ofertando livro didático mediante uma taxa de aluguel. Dentre elas podem ser citadas: a Chegg.com [www.chegg.com/] e a Bookrenter [www.bookrenter.com/]. Muitas dessas empresas alugam o livro e, caso o estudante desejar comprá-lo, o valor pago pelo aluguel poderá ser descontado no preço final dessa compra.
Autor: Kim Clark
Fonte: US News & World Report, 21/7/2008
Comentário:
Esses novos modelos de negócio para o livro didático pode ter reflexos nas bibliotecas, especialmente nas escolares e universitárias. Em países desenvolvidos muitas bibliotecas já incluíram nos seus OPACs o link para acessar e fazer o download de livros eletrônicos. Esse tipo de ação pode refletir, por exemplo, na redução do número de livros didáticos tradicionalmente guardados em salas ou coleções de reserva com leitura exclusiva dentro da biblioteca. Também pode impactar na política de desenvolvimento de coleções com a diminuição na compra de grande quantidade de exemplares de um mesmo título.
De qualquer forma, o mercado do livro didático começa a ser alterado. Isto precisa ser monitorado de perto pelos bibliotecários.
Murilo Cunha
No tocante às novas leis, a autora comenta que existem projetos no Congresso Americano que, se aprovados, forçarão uma redução no preço. Esses projetos obrigam as editoras a informar aos professores e escolas o preço de cada obra. Também que o livro não seja vendido na forma de pacote, isto é, livro-texto, CD-ROM, livro de exercícios e acesso via internet. A partir de agora o aluno passará a ter o direito de comprar somente o item que for necessário.
A segunda razão apontada pela autora se refere ao livro eletrônico (e-book), especialmente ao crescente número de títulos gratuitos hospedados em sítios como o Project Gutenberg [www.gutenberg.org/wiki/Main_Page] que agora atingiu mais de 28.000 títulos, e o Google Books [http://books.google.com/] que provê acesso a títulos sob o domínio público, notadamente os clássicos da literatura. Além disso, o estudante pode pagar pelo download integral do livro ou capítulos, utilizando sítios de editoras comerciais.
O terceiro fator é o acesso livre. O artigo menciona que mais de mil professores americanos assinaram um documento prometendo usar e contribuir para o acesso livre ao livro didático. A Flat World Knowledge [www.flatworldknowledge.com/minisite/] é a primeira organização a prover, a partir de janeiro de 2009, acesso gratuito a todos os seus livros eletrônicos. Caso o estudante deseje adquirir a obra no formato impresso, será cobrado um preço único de 30 dólares mais as despesas de remessa.
O último fator é o aluguel. Um número crescente de livrarias e empresas está ofertando livro didático mediante uma taxa de aluguel. Dentre elas podem ser citadas: a Chegg.com [www.chegg.com/] e a Bookrenter [www.bookrenter.com/]. Muitas dessas empresas alugam o livro e, caso o estudante desejar comprá-lo, o valor pago pelo aluguel poderá ser descontado no preço final dessa compra.
Autor: Kim Clark
Fonte: US News & World Report, 21/7/2008
Comentário:
Esses novos modelos de negócio para o livro didático pode ter reflexos nas bibliotecas, especialmente nas escolares e universitárias. Em países desenvolvidos muitas bibliotecas já incluíram nos seus OPACs o link para acessar e fazer o download de livros eletrônicos. Esse tipo de ação pode refletir, por exemplo, na redução do número de livros didáticos tradicionalmente guardados em salas ou coleções de reserva com leitura exclusiva dentro da biblioteca. Também pode impactar na política de desenvolvimento de coleções com a diminuição na compra de grande quantidade de exemplares de um mesmo título.
De qualquer forma, o mercado do livro didático começa a ser alterado. Isto precisa ser monitorado de perto pelos bibliotecários.
Murilo Cunha
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