domingo, 15 de junho de 2008

Proquest compra o banco de dados Dialog




A empresa Proquest, localizada em Ann Arbor (Michigan, EUA), anunciou, em 12 de junho de 2008, a aquisição do banco de dados Dialog [URL: www.dialog.com], até então vinculado ao conglomerado de mídia Thomson Reuters. A Proquest pertence ao grupo Cambridge Information, ela tem tido sucesso na comercialização de artigos de periódicos e também na provisão de acesso a periódicos eletrônicos.
Fundado em 1972, por Roger Summit, o Dialog foi o primeiro sistema de recuperação da informação a ser utilizado globalmente, tendo liderado o mercado nas áreas de recuperação da informação em linha por meio de bases de dados da informação científica e tecnológica. O seu serviço em linha teve início com três bases de dados: ERIC (Educação), NTIS (documentos e relatórios técnicos do governo norte-americano) e PANDEX (índice de citações, similar ao Science Citation Index). Em 2002 o Dialog oferecia acesso a 531 bases de dados, tornando-se um dos maiores; em 2008 o seu enorme acervo continha mais de 15 terabytes de conteúdo informacional.
Ele teve enorme importância até o aparecimento da World Wide Web (WWW) em meados dos anos 1990. Com o advento da web diversos produtores de bases de dados passaram a oferecer os seus produtos diretamente na web às bibliotecas e usuários finais, sem a necessidade de utilizar os grandes bancos de dados – no caso, o Dialog e o Orbit (que anos atrás havia sido adquirido pelo Questel, o grande banco de dados francês). A partir daí teve início as dificuldades para esses bancos de dados. Aqui vale a pena indagar se a época desses grandes bancos de dados não atingiu o seu ciclo máximo de vida? A empresa Proquest tem pela frente um enorme desafio em demonstrar perante os seus clientes, atuais e futuros, que os grandes bancos de dados ainda podem ocupar lugar de destaque no contexto do ciberespaço.

Murilo Cunha

Notas:
Maiores informações no URL:
www.dialog.com/pressroom/2008/061208_proquest.shtml

0 Comentários:

Arquivo

Categorias