sábado, 14 de junho de 2008

Novo número do "Datagramazero"




O DataGramaZero de Junho está disponível.

Traz seu posicionamento em alguns pontos:
"Os intelectuais não são mais, os únicos proprietários do conhecimento; a publicidade da informação, seu acesso e uso atingiram um novo degrau na história da distribuição do saber e aqueles que os detêm tem uma intenção de ensinar, de aprender e trocar. A ciência não pode mais entender-se universal e produzida por pesquisa do resultados solitários; em tempos da Internet ela será cada vez mais colaborativa." [editorial]".
A atualidade vivencia uma mudança estrutural no ato de lidar com a informação, tanto no imaginário privado do gerador, na sua escrita e no imaginário do receptor. Convivemos, cada vez mais intensamente, com uma escrita digital aberta.O interesse na leitura digital e suas possibilidades vem da sedução da viagem por espaços entrelaçados; aescritura digital traz um paradigma novo para o formato da escrita e leitura]. [ Colunas ]

O DataGramazero de JUNHO traz os seguintes artigos:
1 - Rede de Textos Científicos na Ciência da Informação: análise cienciométrica da institucionalização de um campo científico por Murilo Artur Araújo da Silveira e Rogério Eduardo Rodrigues Bazi.
Resumo: Analisa a rede de textos científicos na Ciência da Informação,através das perspectivas institucionais da ciência. Discute a importância das citações para a construção do conhecimento na rede.Apresenta resultados através de representações cartográficas usando o método cienciométrico. A dispersão temática e a concentração das citações em livros e artigos e forte incidência de citações a periódicos estrangeiros são alguns dos resultados.

2 - Portais corporativos no apoio à criação de conhecimento organizacional: uma abordagem teórica por Cláudio Henrique Schons e Marilia Damiani Costa.
Resumo: Este artigo apresenta a importância da informação e do conhecimento como recursos essenciais para competitividade das organizações. Seu objetivo é analisar a participação dos portais corporativos como plataforma favorável ao processo de criação do conhecimento organizacional. Avalia a contribuição dos serviços disponíveis nos portais corporativos frente à operacionalização dos modos de conversão do conhecimento.

3 - Práticas Pedagógicas utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Construção Colaborativa do Conhecimento por Terezinha Froes e Antônio Cardoso.
Resumo: Educação a Distância é um processo de ensino-aprendizagem,mediado preferencialmente pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no qual professores e alunos estão separados espacial ou temporalmente. Este artigo descreve um Ambiente Virtual de Aprendizagem, chamado Hospital Educacional, no qual foi implementado um conjunto de recursos de Processamento de Linguagem Natural. Comeste Ambiente Virtual de Aprendizagem, é possível estabelecer práticas pedagógicas diferenciadas, além de criar uma Base de Conhecimentossobre diferentes temas em especial sobre Tecnologia da Informação.

4 - Estruturas significantes da Ciência da Informação: Aplicação social da informação por Martinho de Souza-Leite e Lidia M. B. Brandão Toutain.
Resumo: O termo informação é a base de muitos discursos acadêmicos. É também objeto específico da Ciência da Informação, área do conhecimento socialmente aplicada. No meio acadêmico, os equívocos de interpretação ocorrem por vezes pelo altruísmo científico para definir o termo informação. Neste artigo se faz uma reflexão sobre o termo pelo prisma do uso nos meios que buscam em suas pesquisas conceitos utilizados no seio social.

5 - Inovação e Gerenciamento de Processos: Uma análise baseada na Gestão do Conhecimentopor Guillermo Antonio Dávila e Leonardo Leocádio e Gregório Varvakis.
Resumo: O trabalho objetiva analisar e apresentar as relações entre inovação e gerenciamento de processos, considerando a geração de valor percebida e os elementos comuns entre eles o conhecimento. A pesquisa permitiu constatar que as inovações são criadas a partir das iterações sociais. A inovação quando aplicada nos processos criacondições para reduzir custos, tempos e melhorar a qualidade com vantagem competitiva nas organizações.

Ainda, no DZG de JUNHO temos a recensão do livro "O Império dos Signos" de Roland Barthes e do Guia "Guia de softwares para tratamento da informação" preparado por professoras da Escola de Ciência da Informação da UFMG e apresentado pelo professor Murilo Bastos da Cunha da Universidade de Brasília. Nossos links se relacionam com os artigos deste número.

O DataGramaZero de JUNHO 2008 está disponível em: http://www.dgzero.org
O DataGramaZero é um periódico de acesso aberto e tem o ISSN1517-3801.
É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet, livre para leitura e cópias. No mesmo site é livre o acesso aos nove anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista e200 artigos, algo como 300 autores e 4 mil referências vinculadas a estes artigos.
O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir econstruir elementos novos e facilitadores de um melhor acesso àinformação, apresentar uma nova escrita e indicar a possibilidade deuma nova leitura. Tem um leitorado médio estimado em 3.500 usuários aomês e tem conceito A no Qualis da Capes em mais de uma área doconhecimento.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias