quarta-feira, 28 de maio de 2008

Microsoft abandona projecto de criar biblioteca digital




Os serviços Live Search Books e Live Search Academic vão ser descontinuados pela Microsoft, revelou um blogue da empresa num texto assinado por Satya Nadella, responsável pelos portais e publicidade da empresa.

De acordo como agora revelado, a Microsoft decidiu abandonar o projecto para a criação de uma biblioteca digital porque pretende centrar-se em objectivos mais comerciais.

Com o final destas plataformas, terminam também os trabalhos locais nas universidades e bibliotecas, onde eram efectuadas as digitalizações das obras literárias.

Enquanto manteve activos os serviços Live Search Books e o Live Search Academic, a Microsoft digitalizou 750 mil livros e indexou 80 milhões de artigos que agora deverão transitar para o portal central da marca.

Fonte: Exame Informática

2 Comentários:

Unknown on 31 maio, 2008 disse...

Sem comentar os factos da notícia, digo apenas que apreciei o modo como a microsoft deu formalmente a notícia - utilizou um blog para comunicar o fim de um projecto. Usou portanto o blog para comunicar informação da estratégia da empresa.
O que demonstra mais uma vez a força deste meio para comunicação institucional ou organizacional.

Murilo Cunha on 05 junho, 2008 disse...

A decisão da Microsoft vem comprovar a necessidade de se ter certo cuidado na digitalização em massa. É óbvio que as empresas sempre visam obter lucro financeiro e, nessa área, o retorno dos investimentos pode demorar. O Google também entrou nessa área. Esperamos que ele não siga o exemplo da Microsoft. Agora fica evidente a importância estratégica da escolha feita para a construção da European Digital Library, um esforço cooperativo de bibliotecas de vários países. Isto vem demonstrar, mais uma vez, a urgência de ações governamentais na preservação e divulgação dos conteúdos digitais.
Murilo Cunha

Arquivo

Categorias