Ter ou não ter Bibliotecário Escolar - Valor e Impacto dos Recursos Humanos nas Bibliotecas Escolares
Investigação conduzida em diferentes países tem estabelecido relações inequívocas entre a existência de bibliotecas escolares e centros de recursos devidamente equipados e geridos com o sucesso educativo dos alunos. Nestes estudos os recursos humanos emergem como fundamentais para a gestão dos equipamentos e a implementação de serviços e programas adequados, para uma gestão de colecções que vá ao encontro das necessidades das comunidades educativas, e para a liderança e promoção da literacia da informação, cada vez mais considerada um dos fins essenciais destes equipamentos educativos e requisito para o sucesso educativo.
Esta conferência visa equacionar esta questão, ebatendo entre outros os seguintes temas:
• Qual é nos nossos dias o perfil mais adequado a um bibliotecário escolar, devidamente qualifi cado?
• Qual pode ser o seu estatuto no actual enquadramento legal do sistema educativo português?
• Quais são os percursos de formação possíveis e mais rentáveis para a formação dos bibliotecários escolares?
• Qual é o impacto que profi ssionais com formação adequada podem ter na promoção das diversas literacias, e nomeadamente na literacia da informação?
• Qual pode ser o seu estatuto no actual enquadramento legal do sistema educativo português?
• Quais são os percursos de formação possíveis e mais rentáveis para a formação dos bibliotecários escolares?
• Qual é o impacto que profi ssionais com formação adequada podem ter na promoção das diversas literacias, e nomeadamente na literacia da informação?
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