segunda-feira, 10 de julho de 2006

Museu Alberto Sampaio de Guimarães acolhe biblioteca digital de arte




Guimarães - A empresa de tecnologias IBM e o Instituto Português dos Museus (IPM) assinaram na passada sexta-feira um protocolo de cooperação que vai permitir aos visitantes do Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, visitar uma biblioteca digital com mais de 2000 obras de arte.
--
O contrato permitiu a abertura de dois quiosques multimédia no museu vimaranense, no passado sábado. As estruturas permitem conhecer algumas das maiores obras de arte do Museu Hermitage, em São Petersburgo, e aceder a informação sobre a restauração da «Fiorentina Pietà», uma obra que o pintor Miguel Ângelo deixou inacabada.
--
Desenvolvido por profissionais da IBM, o programa «Hermitage» disponibiliza soluções multimédia do tipo «museu virtual», desenvolvidas através da instalação de um CD-ROM e do acesso ao «website» www.hermitagemuseum.org.
--
O projecto para a reconstrução da «Fiorentina Pietá» começou em 1998, com recurso a uma tecnologia computacional desenvolvida pela IBM. Através de modelos a três dimensões, a ferramenta permite agregar mais de dois milhões de bits de dados. O resultado são «réplicas da obra em grande escala, com um elevado nível de perfeição», explica a empresa em comunicado.
--
O protocolo será assinado pelo director do IPM, Manuel Bairrão Oleiro e pelo presidente da IBM Portugal, José Joaquim de Oliveira.
--

0 Comentários:

Arquivo

Categorias