quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Google Scholar em português




GOOGLE LANÇA SITE ACADÉMICO NO BRASIL

São Paulo - O Google lançou no Brasil o Google Acadêmico, a versão em português do Scholar, uma ferramenta de busca direcionada à educação. O buscador permite a localização de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e outras publicações de instituições e entidades brasileiras como Universidade de São Paulo (USP), Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Não há trabalhos em outras línguas traduzidos para o português. O endereço do Google Acadêmico é o http://scholar.google.com.br/. A versão para busca de trabalhos em inglês é acessada pelo http://scholar.google.com.

“Esperamos que pessoas do Brasil usem, mas também que seja utilizado por europeus e americanos que queiram ter acesso a pesquisas brasileiras”, disse ao Estado o criador do Google Scholar, o indiano Anurag Acharya. A ferramenta existe desde 2004 em inglês e já foi criada também em chinês, sueco, norueguês, finlandês e dinamarquês. “Acredito que vai ser útil no Brasil. Os brasileiros já usam muito o Google”, disse Acharya, ao ser questionado da razão de lançá-la no País.


O Google Acadêmico funciona filtrando informações que um sistema de busca comum, como o próprio Google, não faria. Blogs, notícias de jornais e outras fontes não acadêmicas ficam de fora do resultado. Segundo Acharya, o buscador é mais utilizado por estudantes de universidades, pós-graduandos e professores. “Mas ele também é útil para pessoas comuns que queiram saber mais profundamente sobre câncer, por exemplo”, completa.



Publicado por Alex Lennine na ExtraLibris Notícias

--

Aproveitem e visitem a ExtraLibris. Esta é uma associação que converge iniciativas com foco na divulgação e produção de conhecimento em Biblioteconomia e áreas afins, determinada a estimular os estudos, a pesquisa, o debate e o desenvolvimento crítico dos leitores. Este projecto é muito bom, vale a pena visitar constantemente.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias