quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Ex-coordenador do Plano Tecnológico José Tavares: "Há um ministro" que se opõe à entrada do MIT em Portugal




O ex-coordenador do Plano Tecnológico José Tavares denunciou hoje publicamente que "há um ministro" no Governo que se opõe à entrada em Portugal do MIT - Massachusetts Institute of Technology, num investimento que totalizaria 50 milhões de euros.

"O presidente do MIT [Massachusetts Institute of Technology] informou em Dezembro que está disponível para avançar em Portugal", disse José Tavares durante uma mesa redonda organizada pelo "The Economist" e onde se encontrava o primeiro-ministro.

"Há um ministro que está contra o projecto", acusou José Tavares, escusando-se a dizer o nome do responsável do Executivo a que se referia, e perguntando ao primeiro-ministro qual será a sua decisão nesta matéria.

José Sócrates respondeu à pergunta, assegurando que o projecto do MIT consta do Plano Tecnológico, que é o Governo que anuncia os projectos e não um funcionário público (numa indirecta a José Tavares) e que "a seu tempo" o Governo irá tomar uma decisão final sobre o projecto.

O projecto do MIT prevê o relacionamento estreito entre universidades e empresas, com investigação aplicada, que pressupõe a instalação em Portugal de um pólo de investigação e formação de pós-graduados.

Em Dezembro do ano passado, o "Diário Económico" noticiou a existência de divergências dentro do Governo português em relação à vinda do MIT para Portugal, nomeadamente porque "um ministro" queria que o Instituto Superior Técnico tivesse a exclusividade da parceria com o MIT.

A ideia do MIT era diferente: recrutar investigadores junto de todas as universidades nacionais. In Publico

0 Comentários:

Arquivo

Categorias