quarta-feira, 7 de setembro de 2005

A ligar Portugal




Mais de metade das famílias portuguesas com acesso à banda larga. Este é o objectivo da iniciativa LIGAR PORTUGAL, recentemente apresentada pelo Governo, que pretende em cinco anos triplicar o número de famílias com acesso à banda larga.
O acesso à Internet através da banda larga (ligações por cabo ou ADSL) tem crescido nos últimos meses a um ritmo vertiginoso - aumentou 70,6 por cento em 2004. Cerca de 12 por cento dos lares portugueses estão apetrechados com acesso à Net de banda larga (segundo dados do Eurostat relativos a 2004). Com estes valores, Portugal não está longe da média Europeia e de países como a Espanha ou o Reino Unido, mas quais são os desafios que enfrenta a massificação do acesso à Internet no nosso País?
--
O VALOR DA INFORMAÇÃO
No seu último relatório, o Observatório da Sociedade de Informação e do Conhecimento (OSIC) afirma que a informação, e o acesso à mesma, é um factor cada vez mais importante no desenvolvimento, organização e vida colectiva das sociedades modernas. A utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) por parte da população portuguesa, nomeadamente o computador e a Internet, tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. A percentagem de utilizadores do computador cresceu 8 por cento entre 2001 e 2004 para os 54 por cento, enquanto o número de utilizadores de Internet cifra actualmente nos 43 por cento.
--
PERFIL DO CIBERNAUTA PORTUGUÊS
Não é fácil traçar um perfil do cibernauta nacional. Observando a sua distribuição no território nacional, verifica-se que a região de Lisboa possui os valores mais elevados de posse de computador (50%) e de ligação à Internet (33%) nos agregados domésticos, tendo os agregados da região do Alentejo os níveis mais baixos de posse de ligação à Internet (21%).
Segundo o estudo Bareme Internet 2004, da Marktest, mais de dois milhões de portugueses utilizam o correio electrónico (87% dos cibernautas questionados revelaram possuir uma ou mais contas de e-mail), tornando assim este serviço o mais utilizado da Net. Seguem-se as ferramentas de instant messaging (46%), partilha de ficheiros (44%) e canais de chat (28%). Entre os utilizadores mais novos, a vertente social da Net assume grande importância, especialmente ao nível do messaging e canais de chat, criação de blogs e páginas próprias e partilha de fotografias e experiências on-line.
--
O MITO DA VELOCIDADE
Nos últimos 12 meses, a banda larga tem conhecido avanços consideráveis ao nível de tecnologia e velocidade oferecida aos seus utilizadores. Criando uma analogia com a circulação rodoviária, é o equivalente a considerar que a velocidade máxima na auto-estrada da informação aumentou de 100 km/ h (IMb) para os 800 km/h (BMb). No entanto, a realidade e que só uma pequena percentagem de cibernautas necessita actualmente destas velocidades quase supersónicas. Estima-se que para 95 por cento dos utilizadores da Internet uma ligação de 1Mb ou mesmo 512Kb é suficientemente rápida para aceder ao correio electrónico, navegar pela Net ou mesmo participar em fóruns e chats e efectuar chamadas de voz. Os restantes cinco por cento dedica-se aos jogos online em tempo real ou à troca intensiva de ficheiros necessitando, nesse caso, de uma largura de banda superior (4Mb ou BMb).
Desta forma, é necessário desmistificar o conceito de que a corrida à velocidade é mais importante do que a redução generelizada dos preços. Ainda poucos operadores oferecem serviços de banda larga com mensalidades inferiores a 20 euros mensais. Cabe agora à iniciativa LIGAR PORTUGAL contribuir para um cenário de concorrência real entre os diversos operadores, de forma a criar uma baixa generalizada de preços que nivele nos €10 a mensalidade de uma ligação 1 Mb e €15 para os 2Mb. [...]
--
Fonte: OSIC-UMIC

0 Comentários:

Arquivo

Categorias