sábado, 20 de agosto de 2005

Porto Alegre ganha primeira biblioteca 24 horas do Sul




PORTO ALEGRE GANHA PRIMEIRA BIBLIOTECA 24 HORAS DO SUL


No próximo dia 26 de agosto (2005), a partir das 18h, o Centro Universitário Metodista IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80), em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), inaugura a primeira Biblioteca 24 horas do sul do Brasil. O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, é o convidado de honra para cortar a fita inaugural. A festa fica por conta da banda Ultramen, com show aberto ao público a partir das 21h, no estacionamento do Campus.


A nova Biblioteca foi totalmente reformada e cerca de R$ 900 mil investidos em um novo acervo literário. São mais de 50 mil títulos que ficarão à disposição do público das 8h de segunda-feira até às 18h de sábado de forma ininterrupta. Para dar suporte durante as madrugadas, o IPA vai manter o Portão Central do Campus permanentemente aberto, com segurança 24 horas. Os bares da Praça de Alimentação também estão organizados em rodízio de horários para atender aos notívagos.


O sistema 24 horas beneficia aqueles que preferem o horário noturno para realizar os estudos. Com o material sempre à disposição, o local promete ser um ponto de encontro pelas madrugadas da Capital.


Restauração do prédio


Entre as principais inovações internas está a construção de um elevador de acesso aos três andares do prédio, que beneficia principalmente as pessoas portadoras de necessidades especiais. Também se destaca o mezanino construído no último piso, que permite que os usuários tenham privacidade e sintam-se à vontade em suas leituras, afastados de todo o movimento do restante da biblioteca.


Além de servir ao intelecto dos porto-alegrenses, a restauração do Prédio que abriga a nova Biblioteca 24 horas contribui para a preservação da história da Capital Gaúcha.


O projeto de restauração procurou preservar as características originais do prédio datado de 1923, que servia de internato para os alunos do antigo Instituto Porto Alegre. Sua fachada, composta por blocos de pedras, lembra a imponência de um castelo medieval. Duas sacadas, sustentadas por enormes pilares, completam o visual externo.


Fonte:

http://www.pautasocial.com.br/pauta.asp?idPauta=5493

Arquivo

Categorias