domingo, 28 de agosto de 2005

Brasil: Deficiente visual deve receber Sistema Letra, programa que transforma texto em áudio




Os deficientes visuais vão ganhar uma nova ferramenta para ter acesso à informação e à cultura. Trata-se do Sistema Letra, um programa de computador desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que transforma qualquer texto escrito, no computador, em áudio.
A proposta é simples: o programa de computador tem um banco de dados com a pronúncia de todas as sílabas e as pontuações. Ao jogar o texto no computador, o programa associa os sons com aquilo que está escrito e a própria máquina transforma o texto em áudio.
O responsável pela finalização e distribuição do programa, Eduardo Esteves, explicou que o Sistema Letra será distribuído gratuitamente para escolas e instituições que lidam com o deficiente visual. Com isso, elas mesmas poderão traduzir rapidamente qualquer tipo de texto."
Com isso, você preenche uma lacuna, no nosso sistema educacional, de que o deficiente visual é um excluído da cultura e da educação. A criança com deficiência visual pode ouvir um livro, escutar uma história, sem a necessidade de uma pessoa ler a história ou ler o livro para ela. Outra coisa é que reduz drasticamente o investimento em impressão braile", disse.
A versão preliminar do Sistema Letra foi finalizada na semana passada. A intenção do Serpro é começar a distribuição do programa de computador até o final de agosto.
--
Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias