segunda-feira, 18 de julho de 2005

Bibliotecas para a vida: "Literacia, conhecimento, cidadania"




Conferência Internacional Comemorativa do
Bicentenário da Biblioteca Pública de Évora

BIBLIOTECAS PARA A VIDA
"Literacia,
conhecimento,
cidadania"

27 a 29 de Outubro de 2005

"Muitos são os desafios que se colocam às bibliotecas públicas neste início do século XXI.

O contexto social e político, com os permanentes apelos neoliberais à diminuição do papel do Estado, está longe de lhes ser favorável, ainda menos num país como Portugal, onde o seu real desenvolvimento só teve início na década de oitenta da última centúria.

E, contudo, nunca como hoje a necessidade de boas bibliotecas públicas é manifesta e não cessa de se evidenciar nos mais diversos aspectos educativos, sociais e culturais.

As bibliotecas públicas têm sido referidas em diversos estudos, documentos programáticos e linhas orientadoras, como tendo um papel essencial na promoção da literacia e dos hábitos de leitura, um campo consabido, indicador permanente e fautor dos atavismos mais ancestrais do nosso país.

Elas são igualmente instrumentos essenciais para a democratização do acesso à informação e ao conhecimento, considerados nos nossos dias como bens essenciais ao desenvolvimento e à própria sobrevivência dos povos no actual mundo globalizado.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos elementos essenciais da sociedade da informação e do conhecimento. Também neste campo as bibliotecas públicas têm desempenhado um papel de grande relevo em termos de divulgação, facilitação do acesso e promoção de competências.

A Biblioteca Pública de Évora comemora actualmente o seu bicentenário, sob o lema “Comemorar com os olhos no futuro”.

Neste contexto, a presente Conferência é, tanto para a comunidade eborense - muito ciosa e interessada na sua biblioteca - como para os profissionais do sector, uma oportunidade única para reflectir sobre o seu passado e, principalmente, para discutir e delinear caminhos para o futuro.

Para nos ajudar nesta tarefa, convidámos alguns dos mais reputados especialistas nacionais, bem como investigadores e responsáveis de alto nível de sistemas de bibliotecas de diversos países europeus.

Aqui fica também o apelo à sua participação."

Veja o programa completo e ficha de inscrição.

--

Fonte:




0 Comentários:

Arquivo

Categorias