quarta-feira, 29 de junho de 2005

A Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas




A Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas (RCBP) é um projecto da iniciativa do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), co-financiado (47,5%) pelo Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento (POS_Conhecimento). Esta iniciativa, a desenvolver em parceria com as câmaras municipais, decorrerá até Dezembro de 2006.

Trata-se de um projecto estruturante da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, prevendo-se que, até final de 2006, 150 bibliotecas estejam ligadas em rede, através de uma ligação em banda larga, partilhando recursos e funcionalidades, disponibilizando conteúdos e, sobretudo, prestando aos seus utilizadores, os leitores, todas as mais-valias de uma partilha e cooperação alargadas.

Todo o sistema será gerido por uma plataforma tecnológica alojada no Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Esta opção visa facilitar, através das tecnologias de informação e comunicação, a criação efectiva de uma rede de bibliotecas públicas liderada e estimulada pelo IPLB, a quem compete definir as políticas nacionais para este sector.

Pretende-se melhorar os serviços prestados ao cidadão, aumentar a eficácia e a eficiência da rede e a dinamização da sociedade civil através da leitura e da participação proactivas na construção da Sociedade de Informação e do Conhecimento.

O projecto da “Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas” pode ser um factor de aceleração e consolidação da aprendizagem ao longo da vida e da construção de competências da população portuguesa, e consequentemente do aumento da produtividade e competitividade nacionais, actuando simultaneamente como um elemento integrador de políticas públicas relacionadas com a Sociedade da Informação.
--
Consultar:

Página a Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas

0 Comentários:

Arquivo

Categorias