sexta-feira, 17 de junho de 2005

Mais Acesso = Mais Impacto




Estudos científicos recentes têm vindo a demonstrar que os artigos em acesso livre na Internet têm mais impacto que os restantes.
No estudo,
Free online availability substantially increases a paper's impact, no qual foram analisados 119.924 artigos de conferência de informática e áreas afins, ficou demonstrado que o número médio de citações para artigos não disponíveis on-line era de 2.74, enquanto a média de citações de artigos disponíveis on-line era de 7.03, um aumento de 336%!

Outra investigação, The effect of Open Access on Citation Impact, comprovou o que os artigos em livre acesso são citados entre 2.5 e 5.8 mais vezes que os restantes .
Ao contrário de outros autores, os investigadores e académicos não publicam os resultados do seu trabalho para obterem rendimentos (direitos de autor, royalties, etc.), mas para obterem outro tipo de compensação: impacto da publicação.
Os investigadores são recompensados (progressão na carreira, financiamento dos seus projectos, etc.), pela sua produtividade científica, que é avaliada não apenas pela sua dimensão (quantidade), mas sobretudo pelo seu impacto (qualidade), geralmente aferido pelo número de citações.
Desta forma, o aumento da visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida é um interesse óbvio da Universidade, das suas unidades orgânicas (centros de investigação), bem como dos docentes e investigadores individualmente. [...]
----

Fonte:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias