sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Reordenando as cinco leis de Ranganathan: mudança nos comportamentos dos usuários e alternância de prioridades (OCLC, 2014)




Em junho desse ano a OCLC (Online Computer Library Center, Inc) publicou um interessante Relatório de Pesquisa (136 páginas) escrito por Lynn Silipigni Connaway, Ph.D. e Ixchel M. Faniel, Ph.D. intitulado "Reordering Ranganathan: Shifting User Behaviors, Shifting Priorities", minha tradução livre como "Reordenando as cinco leis de Ranganathan: mudança nos comportamentos dos usuários e alternância de prioridades".

Nesse relatório da OCLC, os autores redefinem a ordem das cinco leis escritas por Shiyali Ramamrita Ranganathan em 1931, principalmente porque se no passado havia escassez de informação (pouca publicação e a maior parte somente em mídias impressas e em acervos fechados), hoje a escassez é de tempo! A quarta Lei (Poupe o tempo do leitor) que figura como a primeira lei "deveria guiar a interpretação e aplicação das outras quatro".

Lista na ordem original de 1931
1) Os livros são escritos para serem lidos
2) Todo leitor tem seu livro
3) Todo livro tem seu leitor
4) Poupe o tempo do leitor
5) Uma biblioteca é um organismo em crescimento

Lista reordenada em 2014 (por Connaway e Faniel):
1) Poupe o tempo do leitor (antes #4)
2) Todo leitor tem seu livro (mesma ordem, #2)
3) Os livros são escritos para serem lidos (antes #1)
4) Todo livro tem seu leitor (antes #3)
5) Uma biblioteca é um organismo em crescimento (mesma ordem, #5)

"[...] não há nenhuma razão para supor que Ranganathan não quis dizer que 'livros' não pudessem ser considerados como toda e qualquer mídia que uma biblioteca pode agora, ou desde sempre, obter, catalogar e circular. A ideia de que teríamos um dia de codificar informações em formato digital e compartilhá-las com todo o mundo através de computadores interconectados provavelmente não teria feito Ranganathan mudar a sua linguagem." (p.2)

O relatório completo (em inglês) pode ser livremente acessado ou baixado em:

CONNAWAY, Lynn Silipigni; FANIEL, Ixchel M. Reordering Ranganathan: Shifting User Behaviors, Shifting Priorities. Dublin, OH: OCLC Research, 2014. Disponível em: <http://www.oclc.org/content/dam/research/publications/library/2014/oclcresearch-reordering-ranganathan-2014.pdf> Acesso em: 28 nov. 2014.


1 Comentários:

Keeptalent Recrutamento Especializado on 21 janeiro, 2015 disse...

Olá, boa tarde!


Trabalho em uma consultoria de recrutamento e seleção e estamos com algumas oportunidades para a área de TI em Blumenau/SC. Dentre elas, destacamos:



- Analista da Qualidade (Testes)

- Programador C#

- Programador JAVA

- Programador Delphi

- Arquiteto de Informação/UX Designer



Interessados encaminhar cv para atendimento@keeptalent.com.br ou candidatar-se através do site www.keeptalent.com.br

Arquivo

Categorias