Fonte: Portal G1. Data: 7/02/2014.
Depois
de ter chegado ao Brasil há um ano e dois meses, a Amazon começará a vender
produtos físicos no país. A maior varejista do comércio eletrônico do mundo,
que até então só comercializava bens digitais no país, inicia nesta sexta-feira
(7) a venda on-line de seu leitor eletrônico Kindle.
“A
gente está abrindo uma operação de varejo tradicional, como todo mundo conhece:
com armazém, logística”, disse ao G1 Alexandre Szapiro, vice-presidente da
Amazon no Brasil.
Além de
iniciar a venda do Kindle, a empresa traz outras duas novidades. Uma delas é o
pré-registro. Os consumidores que já tiverem conta na Amazon e comprarem um
Kindle na loja on-line da empresa receberão o aparelho com todos seus dados e
biblioteca de e-books já registrados nele.
A outra
novidade é que os clientes da Amazon poderão criar listas de desejos no site da
empresa no Brasil. Ou seja, os usuários poderão gravar produtos que pretendem
comprar e foram vistos em outros sites. Apesar de esse ser um bom indício de
que a Amazon pode estar se preparando para aumentar o número de produtos
físicos no Brasil, Szapiro prefere não comentar.
Por
ora, logística e armazenamento serão feitos por empresas terceirizadas, mas,
segundo Szapiro, “como toda a tecnologia que está em volta de tudo aquilo que a
gente aprendeu em outros mercados nos últimos 19 anos”.
Agora,
com a venda própria de Kindle, o Brasil se torna o primeiro país da América
Latina onde a Amazon possui operação varejista de bens físicos. No México, a
empresa norte-americana opera apenas com livros virtuais. Isso quer dizer que a
trajetória de maior varejista do mundo foi construída pela Amazon com presença
em apenas em 12 países (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, França,
Canadá, China, Itália, Espanha, índia e Austrália).
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