quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nova Geração de Sistemas para Bibliotecas (2013)




Colega e amigos,

Desde 1993 até agora (e lá se vão 20 anos...) tenho acompanhado a evolução dos sistemas de automação para bibliotecas no Brasil (detalho esse tema no capítulo do livro Robots in Academic Libraries, IGI Global, 2013).

Quando ingressei na UFRGS (Porto Alegre, Brasil) para realizar meu bacharelado em Biblioteconomia já tive contato com sistemas de automação, tanto aqueles criados pelas próprias instituições, como com os estrangeiros que começavam a entrar no mercado - de terceira geração (ainda em terminal-server). 
Então no final da década de 1999 surgiu a quarta geração (gráfica, MARC, cliente-servidor, banco de dados relacional, Internet...) e agora vislumbramos um novo avanço: 
Uma nova geração de sistemas para uma nova geração de bibliotecas, fortemente apoiados no conceito "de software com serviço".

Com base em recentíssimos trabalhos de Marshal Breeding (Library Technology Guides, EUA), Carl Grant (CARE Affiliates LLC, EUA) e Filipe Bento (Universidade de Aveiro, Portugal), preparei uma apresentação com conceitos e visões sobre as mudanças que esses sistemas de nova geração trarão para as bibliotecas, bibliotecários e usuários.

Assim como o CCAA2 está dando lugar ao RDA; e os OPACs dando lugar à Descoberta; a automação está dando lugar à Nova Geração de sistemas. E tudo somado com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços internos, o gerenciamento e entrega da informação e o atendimento das necessidades dos nossos usuários.

A apresentação contém os seguintes tópicos:
  • Motivos para mudar de sistema; 
  • O que a Nova Geração de sistemas oferece;
  • Por que é uma Nova Geração (o que traz de novo);
  • Uma breve descrição de cada uma das plataformas de Nova Geração;
  • Uma comparação da Automação com a Nova Geração;
  • Um Breve comparativo das plataformas de serviços para bibliotecas (jun/2012); 
  • Benefícios da adoção da nova geração; 
  • Impactos da adoção da Nova Geração; 
  • Bibliografia recomendada sobre Descoberta e sobre Nova Geração.  

1 Comentários:

Jacqueline Rezende on 25 julho, 2013 disse...

Realmente surpreendente essa Nova Geração de Sistemas para Bibliotecas. Cabe agora a nós bibliotecários compreender este novo cenário e transformar nossa realidade para atender nossos usuários com a excelência que eles merecem, sem esquecer que não basta apenas contratar o serviço é necessário divulgação e orientação para seu melhor aproveitamento.

Arquivo

Categorias