quarta-feira, 27 de março de 2013

Biblioteca universitária com muita calma...




Nesta altura de férias existe em algumas bibliotecas universitárias uma espécie de alivio, é que nestas alturas as bibliotecas universitárias perdem quase todo o seu movimento. 
Se para alguns o "alívio" é consequência de algum tempo para "respirar", para outros é algo mais profundo. É que ainda existem alguns profissionais nas bibliotecas que olham para os utilizadores como entidades perturbadoras, infelizmente esquecem-se que se por um lado uma biblioteca sem utilizadores é realmente um lugar calmo e organizado, por outro lado não deixa de ser, também, um lugar... morto. E para mortos só são precisos dois tipos de profissionais, o cangalheiro e o coveiro, qual deles é que querem ser?

3 Comentários:

Murilo Cunha on 27 março, 2013 disse...

Complementando a nota acima sugiro a leitura do meu artigo intitulado “A biblioteca universitária na encruzilhada” , publicado na revista Datagramazero de dezembro de 2010 (texto completo no URL: http://www.dgz.org.br/dez10/F_I_aut.htm ).
Resumo: Este trabalho aborda os principais desafios que estão sendo enfrentados pelas bibliotecas universitárias brasileiras. São desafios complexos que exigem muita atenção por parte dos gestores das bibliotecas para poderem atravessar uma verdadeira encruzilhada. Inicialmente, é analisado o contexto do ensino superior no Brasil, o crescimento no número de instituições de ensino superior e do alunado nos níveis de graduação e de pós-graduação. Em seguida são vistos a missão da biblioteca universitária; o acervo, enfatizando as conseqüências da introdução do livro eletrônico e o surgimento de um novo acervo ligado à dados científicos (e-science); o espaço físico da biblioteca; os produtos e serviços, enfatizando a referência digital, o repositório eletrônico; as inovações e tecnologias que afetam a unidade de informação e, por último, a importância da cooperação bibliotecária como elemento facilitador para a absorção dessas mudanças.
Palavras-chave: Biblioteca digital; Biblioteca universitária; Ciência eletrônica; Desenvolvimento de coleções; Ensino superior; Gestão da informação; Internet; livro eletrônico; Periódico eletrônico; Referência digital; Repositório eletrônico; Repositório da dados científicos; Universidade.

Neste trabalho abordei os principais desafios enfrentados no momento pelas bibliotecas universitárias. Espero que gostem.
Murilo Cunha

Nuno de Matos on 27 março, 2013 disse...

Lido já à algum tempo, muito bom voltar a ler. Obrigado por partilhar.

Nuno de Matos on 27 março, 2013 disse...

Lido já à algum tempo, muito bom voltar a ler. Obrigado por partilhar.

Arquivo

Categorias