sexta-feira, 1 de junho de 2012

WORKSHOP EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 2012 - UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA





DATA: 15 DE JUNHO DE 2012

Objetivos:
A realização do Workshop de CI da UFP 2012 enquadra-se no âmbito das atividades desenvolvidas ao nível do 2º ciclo (Mestrado) em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Fernando Pessoa. Constituem objetivos principais deste encontro a divulgação e discussão de temáticas recentemente investigadas em áreas que se consideram de grande importância como sejam a literacia, a visibilidade e o impacto da biblioteca na comunidade, ou ainda o acesso à atividade de professor-bibliotecário. 
Visa-se igualmente a divulgação junto dos técnicos da informação e do conhecimento de estudos recentes nos domínios das bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Como objetivos complementares o presente encontro pretende discutir o trabalho produzido por alguns dos mestrandos em CID e fomentar o diálogo entre docentes, estudantes e profissionais que trabalham na área, debatendo problemas levantados no decurso das investigações realizadas e concluídas com êxito, comparando experiências de trabalho.
O Workshop de Ciência da Informação 2012 reúne docentes e estudantes que frequentam ou frequentaram o 2º ciclo de CID da UFP. O encontro destina-se também a todos os interessados e estudiosos dos mais diversos temas e problemas da Ciência da Informação.

Programa


Abertura  
15:00 -15:15
Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP – Prof.ª Doutora Inês Gomes 
Coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação e Empresariais - Prof. Doutor Rui Estrada
Coordenadora de CID - Prof.ª Doutora Judite Gonçalves de Freitas

1º tema - O perfil das novas bibliotecas escolares, universitárias e públicas
15:20-15:40 - Ana Maria de Sousa Rebelo - A Biblioteca Universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informação 
15:40-16:00 - Raquel Maria Gonçalves Vieira Cascaes - A profissionalização do professor-bibliotecário. As Bibliotecas Escolares do concelho de Matosinhos. Estudo de caso 
16:00-16:20 - Olga Mafalda da Cruz Nunes - A Biblioteca Municipal João Brandão. Análise das representações sociais dos utilizadores e impacto social. Estudo de caso. 
16.20-17:00 - Discussão
17:00 -17:15 - Pausa para café

2º tema - Literacia da Informação e uso de novas tecnologias: algumas respostas
para um «velho» problema
17:15-17:35 - Ricardo Manuel Capela Martins - Literacia da Informação ou literacias da informação? Do ideal ao real. Estudo de caso. 
17:35-17:55 - Teresa Maria Borges Cardoso - As Bibliotecas e as redes socais no digital - Quem usa e como usa no Distrito de Aveiro.
17:55-18:15 - Discussão
18:10-18:30 - Encerramento

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia. Para a formalizar aceda a:
Comissão Organizadora:
Prof.ª Doutora Judite A. Gonçalves de Freitas
Prof. Doutor Luís Borges Gouveia
Dr. António Regedor
Divulgação:
Gabinete de Comunicação e Imagem da UFP

0 Comentários:

Arquivo

Categorias