sábado, 9 de junho de 2012

Conferência ‘Os Arquivos Públicos como elemento estruturante e dinamizador da Modernização Administrativa’




Assinala-se hoje, dia 9 de junho, o Dia Internacional dos Arquivos! Este  foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em Novembro de 2007. Esta data foi escolhida por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos visa proporcionar condições para que, em todo o Mundo, se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos.

Visando a comemoração desta efeméride, o Município de Barcelos vai comemorar o “Dia Internacional dos Arquivos” com a realização de uma conferência subordinada ao tema “Os Arquivos Públicos como elemento estruturante e dinamizador da Modernização Administrativa”, proferida pelo Dr. Pedro Penteado, Director de Serviços de Arquivística e Apoio Técnico da Direcção-Geral de Arquivos.

A conferência, que tem entrada livre, realiza-se no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, pelas 18h00 horas.

Segundo nota de imprensa do Município, através deste evento pretende-se abordar a “importância da modernização da Administração Pública no contexto atual da crise económica e financeira do país, bem como a necessidade de reforçar as soluções de administração eletrónica que possibilitem a prestação de melhores produtos e serviços aos cidadãos. Salienta-se também a importância de boas práticas na gestão da informação de arquivo para a construção da memória organizacional e da memória coletiva. Destaca-se o papel dos arquivos municipais neste contexto e a sua participação em redes de informação a nível nacional e internacional“.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias