quarta-feira, 2 de maio de 2012

“Dá-te + à Leitura": Semana da Leitura em Montalegre





Fonte: Montalegre. Data: 30/04/2012.

URL: http://www.cm-montalegre.pt/showNT.php?Id=1814

Dá-te + à Leitura" decorreu na biblioteca municipal de Montalegre, ação inserida na semana da leitura. Falamos de «uma iniciativa a nível nacional», durante a qual, a nível local, «foram desenvolvidas ações de promoção do livro e da leitura nas diferentes vertentes», afirma Gorete Afonso, responsável pela instituição. A atividade «foi um objetivo conseguido» e reflexo de «um trabalho comunitário, realizado em parceria».

A semana da leitura «é uma iniciativa a nível nacional» que é «promovida pelo gabinete da rede de bibliotecas escolares e que faz parceria com a rede de leitura pública», explica Gorete Afonso, responsável pela biblioteca municipal de Montalegre. No caso particular de Montalegre, no âmbito da semana da leitura, «foram dinamizadas várias atividades», com o propósito de «promover o livro e a leitura». O programa «foi desenhado por todos os intervenientes da semana da leitura, designadamente as bibliotecas municipais e escolares de Montalegre e Boticas».

MATERIALIZAÇÃO

Um leque variado de ações assolou Montalegre durante a semana da leitura. «Cinema, poesia, teatro, oficinas de sabores, entre outros», foram conjugados e «pensados para atingir os diferentes públicos», explica Gorete Afonso, responsável pela instituição bibliotecária. O intuito foi «criar diversas formas de ler» e conseguir «materializar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da rede concelhia de bibliotecas», avança. Neste contexto, «Montalegre conseguir fazer diferentes leituras e envolver os diferentes graus de ensino», com um «programa rico».

PARCERIAS

Gorete Afonso, alerta que «foi graças a um trabalho conjunto e comunitário», promovido «em rede e parceria», que «este objetivo foi conseguido». Nessa linha, sublinha «o apoio e empenho da comunidade educativa, em particular dos professores bibliotecários». Foi desse trabalho em equipa que «resultou a sensibilização abrangente para a importância de ler», conclui.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias