terça-feira, 3 de abril de 2012

Novo número: DataGramaZero de abril de 2012





O DataGramaZero (v. 13, n. 2, abril de 2012) celebra sua Páscoa comunicando aos seu leitores que é reconhecido por quatorze áreas no Qualis da Capes, em diferentes graduações.

Sumário:

1 - Entendimento de requisitos de sistema com abordagem orientada ao domínio. Cláudio José Silva Ribeiro.

Resumo: O presente artigo apresenta abordagens para delimitação do domínio, entendimento e julgamento da relevância de informações, além do uso de técnicas para investigação dos requisitos de sistema de informação.

2 O livro de quadrinhos como categoria bibliográfica autônoma. Daniele Rohr e José Claudio Morelli Matos

Resumo Este artigo procura caracterizar a categoria bibliográfica livro de quadrinhos e distingui-la das demais obras de arte seqüencial existentes. Identifica a existência de um nicho informacional que não tem recebido tratamento específico por parte das ciências da informação.

3 OpenSocial: Uma Nova Forma de Interação. Marciane Elaine Friske Reiter e Gerson Battisti

Resumo O OpenSocial é um marco importante e em expansão pois responde e impulsiona a fluidez das conversas on-line, flexibiliza a interação e potencializa o uso das redes sociais.

4 A Tecnologia Open Archives Initiative, Object Reuse and Exchange. Joel de Souza e Angel Freddy Godoy Viera.

Resumo O Open Archives Initiative-Object Reuse and Exchange, propende permitir que objetos complexos sejam reutilizados e trocados entre repositórios, transcendendo a idéia de apenas hospedar conteúdo estático.

5 Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova. Airton Zancanaro, Paloma Maria Santos, Andreza Regina Lopes da Silva, Michele Andréia Borges, Patricia Battisti e Fernando José Spanhol.

Resumo: O artigo buscou avaliar qual a influência das redes sociais no apoio à Educação a Distância e verificar como se dá a agregação de valor nesse meio.

6 Repositório institucional ou rede social de aprendizagem? Jônatas Souza de Abreu.

Resumo O estudo quer discutir a possibilidade de integração entre redes sociais e os chamados Repositórios Institucionais, chegando, então, a formar uma rede social de aprendizagem.

7 As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura. Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque e Rubem Borges Teixeira Ramos.

Resumo: O artigo analisa as histórias em quadrinhos, identificando a semelhança entre determinados períodos históricos e a concepção e atuação dos personagens da Marvel e da DC Comics.

8 O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet. Maíra Murrieta Costa e Murilo Bastos da Cunha.

Resumo: Discussão sobre o processo de armazenagem de links em plataformas de social bookmarking e o processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos aproximando-se de um guia de literatura.

Recensão:

Recensão do livro Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico e em Colunas o teto de opinião A nova perspectiva estrutural da exclusão digital no Brasil.

Acesso ao texto completo nos URLs:



http://www.datagramazero.org.br/

http://www.dgz.org.br/

0 Comentários:

Arquivo

Categorias