quarta-feira, 28 de março de 2012

Bibliotecários recebem homenagem em Brasília (DF)




A Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília, realizou sessão solene na última segunda-feira (26 de março de 2012) em homenagem ao Dia do Bibliotecário (comemorado no Brasil no dia 12 de março).


A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, a partir das 10h e contou com dezenas de representantes da categoria.

A homenagem foi proposta pelo deputado Joe Valle (PSB). O deputado destaca que o perfil do bibliotecário inclui competências para preservar registro de informações, organizar e tratar documentos em diversas mídias, além de disseminar informações aos usuários.
Há 50 anos foi sancionada a Lei 4.084, de 30 de junho de 1962, que "dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula o seu exercício". Neste mesmo ano foi criada a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e iniciados os estudos para implantação do curso de Biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB), que seria criado em 1965.

A cerimônia foi bastante prestigiada. Na mesa estavam o Deputado Joe Valle e representantes da Faculdade de Ciência da informação da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (BICT), Associação de Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), Subsecretaria de Políticas do Livro e da Leitura da Secretaria de Cultura do DF, Conselho Regional de Biblioteconomia 1a. Região (CRB-1), Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Embaixada Americana em Brasília e do Projeto Bibliotecas  Casa do Saber.

Também discursou na plenária o deputado Agaciel Maia. Nas discussões comentou-se sobre a falta de investimento nas bibliotecas públicas do Distrito Federal (veja mais em: http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/bibliotecas-publicas-estao-esquecidas-dizem-profissionais).

Ao final da cerimônia foram entregues pela Câmara Legislativa Moções de Louvor "pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal" aos homenageados. Dentre eles estavámos o Professor Murilo Bastos da Cunha e Michelângelo Viana.

1 Comentários:

Paulo Barreiro de Sousa on 31 março, 2012 disse...

Muitos parabéns aos dois colaboradores deste blogue pela homenagem (Professor Murilo Bastos da Cunha e Michelângelo Viana)!

Arquivo

Categorias