sábado, 17 de dezembro de 2011

Novo website do Arquivo Municipal de Ponte de Lima




O Município de Ponte de Lima lançou o novo website do Arquivo Municipal, o qual se assume como uma ferramenta de primordial importância para a divulgação de todas as actividades deste importante centro de informação, cujas competências, além da gestão integrada da informação produzida/recebida pelos órgãos e serviços do Município, independentemente da data, forma e suporte material, assenta na defesa e salvaguarda dos arquivos, colecções e mais documentos com valor histórico e patrimonial do Município e de outras entidades, pessoas ou serviços existentes no concelho.

Acessível no endereço www.arquivo.cm-pontedelima.pt, apresenta uma arquitectura de informação flexível e inovadora, especialmente ao nível da navegação horizontal, com a disponibilização de um sistema de categorias e de palavras-chave. Esta pré-classificação de toda a informação do website também serve de base às palavras sugeridas na pesquisa, auxiliando os utilizadores na recuperação da informação que procuram. Visando a padronização e a melhoria de experiência de utilização, este portal embebe-se de várias similitudes com o website do Município.

Aposta-se, assim, na comunicação directa com os visitantes, disponibilizando-se, quer uma secção de notícias e de eventos, quer um variado leque de conteúdos multimédia, abrangendo vários álbuns de fotografias e de vídeos.

Paralelamente, apresenta-se um serviço que pretende congregar a produção científica sobre o concelho de Ponte de Lima, assim como o novo catálogo de pesquisa, em http://pesquisa.arquivo.cm-pontedelima.pt, o qual permite o acesso e consulta de documentos em texto integral e contabiliza, até ao momento, 173.449 páginas digitalizadas.

Este canal de informação integra várias possibilidades de interacção com as redes sociais através da disponibilização de vários widgets, bem como um Canal RSS que permite, a todos os que se inscreverem, receber, com comodidade na sua caixa de correio electrónico, todas as notícias actualizadas do website do Arquivo Municipal.

A nova versão do website do Arquivo Municipal resulta do processo de modernização administrativa em curso no Município, que visa melhorar continuamente o acesso e uso da informação aos cidadãos e empresas. Esta melhoria vem complementar a usabilidade e acessibilidade à informação em suporte digital do Arquivo Municipal de Ponte de Lima, que também pode ser acedida no Portal Português de Arquivos (PPA), na EUROPEANA (Biblioteca Digital Europeia) e na APENET (Portal Europeu de Arquivos).

0 Comentários:

Arquivo

Categorias