sábado, 24 de dezembro de 2011

Guia de Biblioteconomia: novos recursos




Amigos,

Gostaria de apresentar em primeira mão, os novos recursos que serão incluídos em breve no Guia de Biblioteconomia SobreSites:

SERVIÇOS

Formatum Consultoria
http://www.formatumconsultoria.com.br
Presta serviços para bibliotecas, universidades, empresas e acadêmicos, em parceria com fornecedores de equipamentos e sistemas, para prevenção de furtos, controle de acesso, automação e circuitos fechados de TV, sistemas de gerenciamento de bibliotecas; Implantação de bibliotecas digitais e repositórios institucionais; Elaboração de manuais para apresentação de trabalhos acadêmicos; Leitura de Diário Oficial; Organização e tratamento do acervo; Consultoria em Ciência da Informação e áreas afins; Normalização e Formatação de Dissertações, Teses, Monografias, Trabalhos de conclusão de curso, Artigos; Elaboração de apresentações em PowerPoint; Elaboração de resumos e abstracts; Pesquisa e gerenciamento de fontes bibliográficas; Currículo Lattes: preenchimento e atualização; Elaboração de fichas catalográficas; Indicação de profissionais para revisão de português, tradução e tabulação de dados estatísticos. Localizada em Brasília-DF.


ADMINISTRAÇÃO

INEP: Instrumentos para Avaliação das Instituições de Educação Superior
http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional-instrumentos
Instrumento revisados em setembro de 2010, para Avaliação Institucional Externa (Recredenciamento) e Instrumento de Avaliação para credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses instrumentos incluem os critérios de avaliação das bibliotecas das IES: Indicador 3.6 - Biblioteca: instalações para o acervo e funcionamento; Indicador 3.7 - Biblioteca: informatização; Indicador 3.8 - Biblioteca: política de aquisição, expansão e atualização do acervo.



INEP: Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância (dez/2011)
http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais
Novo instrumento de avaliação de cursos de Graduação no Brasil, publicado no Diário Oficial da União de 13/dezembro/2011. É o único instrumento para a Autorização, para o Reconhecimento e para a Renovação de Reconhecimento de bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, presenciais e a distância no Brasil. Inclui indicadores específicos para avaliação do acervo bibiográfico (impresso e eletrônico): 3.6 - Bibliografia básica; 3.7 – Bibliografia complementar; 3.8 – Periódicos especializados.



PROCESSO TÉCNICO

Joint Steering Committee for Development of RDA
http://www.rda-jsc.org/
Responsável pela manutenção das regras RDA, Resource Description and Access, um conjunto de regras de catalogação que fornece um conjunto de orientações e instruções sobre a formulação de dados para apoiar a descoberta de recursos. O RDA fornece um conjunto abrangente de orientações e instruções cobrindo todos os tipos de conteúdo e mídia.


Diferenças entre AACR2 e RDA: exemplos
http://www.eca.usp.br/prof/fmodesto/drupal/index.php?q=node/175
Palestra do Professor Fernando Modesto, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECa/USP, sobre as diferenças do AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules 2.ed.) e o RDA (Resource Description and Access).


O que é a RDA: Descrição e Acesso de Recursos
http://www.rda-jsc.org/docs/rdabrochure-por.pdf
Documento do JSC/RDA que apresenta brevemente o RDA, a nova norma de catalogação que substituirá o Código de Catalogação Anglo-Americano, segunda edição. O RDA vai além dos códigos de catalogação anteriores ao prover orientações sobre como catalogar recursos digitais e auxiliar melhor os usuários para encontrar, identificar, selecionar e obter a informação desejada.


RDA: Antecedents y aspectos de su implementacion
http://www.youtube.com/watch?v=_lDfuDhYP2M
Barbara Tillett apresenta, em espanhol, um breve panorama dos antecedentes das regras atuais de catalogação e provê uma visão "dos bastidores" do desenvolvimento das novas pautas para catalogacão: "RDA: Recursos: Descrição e Aceso." A Dra. Tillett destaca a importância e influência na RDA dos Principios Internacionais de Catalogação da IFLA e os modelos conceituais FRBR e FRAD. A videoconferência foi coordenada pelo Departamento de Estado dos EUA e pela Biblioteca Nacional do Chile para as bibliotecas no Chile. Apresentação em vídeo, com 1 hora e 25 minutos de duração.

BUSCA DA INFORMAÇÃO

Biblioteca do Bibliotecário
http://bibliotecadobibliotecario.blogspot.com/
Blog do Murilo Cunha que inclui notícias, resenhas e comentários relacionados à Biblioteconomia e Ciência da Informação. Uma das principais fontes de notícias e novidades nas áreas de informação em língua portuguesa.


Dos catálogos aos metabuscadores e serviços de descoberta na internet - uma visão geral
http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/312
Artigo escrito por Ana Maria Neves Maranhão, apresentado no XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizado em agosto de 2011 em Maceió, Alagoas. Apresenta de forma breve, as metodologias utilizadas por metabuscadores e serviços de descoberta na Internet, que visam à integração de diversas fontes, facilitando o acesso e a recuperação da informação em um ambiente mais próximo do encontrado pelos usuários em sites de busca.


The New Frontier: Libraries seek new technology platforms for end-user discovery, collection management, and preservation = "A Nova Fronteira: Bibliotecas buscas novas plataformas de tecnologia para descoberta pelo usuário final, gerenciamento da coleção e preservação".
http://igelu.org/conferences/haifa-2011/archive-of-presentations
Palestra apresentada por Marshall Breeding, da universidade de Vanderbilt (EUA), na VI Conferência do International Group of Ex Libris Users (IGeLU), realizada em Haifa, Israel, em setembro de 2011. Na apresentação ele explora o quanto as bibliotecas encontram-se envolvidas com as áreas de conteúdo fora das coleções tradicionais, incluindo a necessidade de gerenciar ou arquivar conjuntos de dados científicos, e como oferecem novos tipos de serviços de apoio à pesquisa, ensino ou outras atividades estratégicas. Avalia como as ferramentas de automação tradicionais cada vez mais deixam de atender às expectativas neste contexto, e discute algumas das questões e desafios envolvidos como as novas tecnologias que surgem para enfrentar as novas realidades das bibliotecas nos dias hoje.




0 Comentários:

Arquivo

Categorias