domingo, 16 de outubro de 2011

Nova biblioteca digital: Classica Digitalia




Biblioteca online Classica Digitalia com utilizadores de mais de 60 países


Fonte: Cnoticias. Data: 15/10/2011.

URL: http://www.cnoticias.net/?p=47152

Utilizadores de mais de 60 países, sobretudo europeus e americanos, acederam ou fizeram ‘downloads’ no último ano na biblioteca online gratuita Classica Digitalia, dedicada à área dos estudos clássicos, segundo dados hoje divulgados.

Segundo o catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) Delfim Leão, diretor técnico dos Classica Digitalia, entre setembro de 2010 e o mês passado foram feitos 8.476 ‘downloads’ e 12.516 consultas nesta ‘eLibrary’, sendo os principais utilizadores oriundos de Portugal, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil.

“Os três primeiros lugares relativos a acessos e ‘downloads’ são ocupados, em termos absolutos, por Portugal, EUA e Brasil. No entanto, a penetração dos Classica Digitalia é visível em mais de 60 países, repartidos por todo o mundo, com destaque para o continente europeu e americano, mas com uma crescente presença de países africanos e asiáticos”, refere Delfim Leão.

Até setembro deste ano, os Classica Digitalia disponibilizaram online 55 obras e o volume mais procurado foi a obra de Juan Carlos Iglesias-Zoido “El legado de Tucídides en la cultura occidental. Discursos e historia”, com 888 ‘downloads’ e 621 consultas.

Esta “forma de divulgação da produção científica é, de longe, a que permite atingir um impacto maior, pois nunca um relativamente reduzido número de publicações (55) teve, a partir do meio onde foram produzidas, uma penetração tão grande dentro da comunidade de leitores”, acrescenta Delfim Leão.

A disponibilização gratuita dos livros digitais tem permitido reforçar a venda dos mesmos volumes, em formato tradicional impresso, refere Delfim Leão numa nota com dados estatísticos sobre os Classica Digitalia, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC.

A biblioteca online e editora “Classica Digitalia – Vniversitatis Conimbrigencis” visa criar um grande espaço de difusão da cultura científica para a área dos estudos clássicos.

MCS.

Nota do blog:

O URL da biblioteca digital é: https://bdigital.sib.uc.pt/jspui/

0 Comentários:

Arquivo

Categorias