domingo, 25 de setembro de 2011

UMinho: Reservar livros pelo telemóvel já é possível




Fonte: Correio do Minho. Data: 25/09/2011.

URL: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=53983

A Universidade do Minho (UM) é pioneira no ensino superior português a oferecer uma aplicação para dispositivos móveis com o seu catálogo bibliográfico. A inovação permite às pessoas usarem o telemóvel para pesquisar e reservar publicações, consultar a ficha de utente, renovar os seus empréstimos e ver notícias, ente outras opções.

Este “catálogo mobile” acentua a aposta digital dos Serviços de Documentação da UM, que também disponibilizam os serviços através de ‘website mobile’, RSS Feeds, Facebook e twitter.

A UM é a universidade portuguesa com maior visibilidade na internet, segundo o Ranking Web of World Universities.

A nova interface para dispositivos móveis permite aceder e usar a informação das bibliotecas da UM de uma forma amigável e com todas as principais funcionalidades do catálogo.

O “catálogo mobile” pode ser acedido pelo endereço http:// aleph. sdum.uminho.pt/mobile e o ‘website mobile’ está em http://aleph.sdum.uminho.pt/mobile.

O catálogo bibliográfico em si também tem novidades. Na lista de resultados pesquisada pode-se activar RSS Feeds (filtro de conteúdos), ver de modo mais imediato links para a versão electrónica e ver a localização do exemplar na planta da Biblioteca Geral da UMinho em Braga e em Guimarães.

No registo completo é ainda possível pré-visualizar pág inas de alguns livros via Google books; ver informação adicional como o sumário, as revisões ou as notas de autor; e exportar referências para o EndNote Web, o prestigiado gestor pessoal de referências bibliográficas online.

Quatrocentos mil livros ao dispor

Os Serviços de Documentação da UM possuem perto de 400 mil livros e quase 350 mil fascículos de publicações periódicas. Em 2010 foram realizadas cerca de 180 mil transacções de empréstimo, devolução e renovação nas bibliotecas da UM por quase 12 mil utilizadores.

Realizaram-se ainda mais de dois milhões de pesquisas no seu catálogo bibliográfico, mais de 500 mil downloads de artigos na b-on - Biblioteca do Conhecimento, e mais de 1.250.000 downloads de documentos produzidos por membros da UM no RepositóriUM.

Os Serviços de Documentação da UM estão a realizar acções de apresentação/formação especialmente dirigidas aos novos alunos, organizadas através dos directores de cursos.

Bibliotecas abertas a novos alunos

Os estudantes ficam a conhecer em menos de uma hora os serviços e recursos existentes e aspectos práticos como as regras de funcionamento, o serviço de empréstimo (inclusive interbibliotecas), o acesso a vídeos, CD’s ou as pesquisas online.

As sessões decorrem até fim de Novembro e devem ser agendadas com o Gabinete de Difusão.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias