Autora: Priscilla Borges.
Fonte: IG. Data: 1/10/2010.
Os livros didáticos de ensino religioso mais adotados no País não seguem preceitos básicos das leis brasileiras que tratam do tema. Ao contrário do que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as obras professam doutrinas religiosas específicas, discriminam comportamentos e ideias. A conclusão é das pesquisadoras Débora Diniz, Tatiana Lionço e Vanessa Carrião, da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Incomodadas com a falta de definições claras na legislação educacional sobre o ensino religioso, elas decidiram investigar a que conteúdos os alunos brasileiros têm acesso durante essas aulas. O estudo, transformado no livro Laicidade e ensino religioso no Brasil (LetrasLivres/EdUnB/UNESCO, 112 pp., R$ 20) foi feito com base em uma amostra de 25 obras produzidas por editoras laicas ou religiosas.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Livros didáticos de religião possuem conteúdo preconceituoso
quarta-feira, outubro 06, 2010
Publicado por Murilo Cunha
Assunto: censura, livro didático, livro escolar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Comentários:
Enviar um comentário