quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Livros didáticos de religião possuem conteúdo preconceituoso




Autora: Priscilla Borges.

Fonte: IG. Data: 1/10/2010.

Os livros didáticos de ensino religioso mais adotados no País não seguem preceitos básicos das leis brasileiras que tratam do tema. Ao contrário do que diz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as obras professam doutrinas religiosas específicas, discriminam comportamentos e ideias. A conclusão é das pesquisadoras Débora Diniz, Tatiana Lionço e Vanessa Carrião, da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero. Incomodadas com a falta de definições claras na legislação educacional sobre o ensino religioso, elas decidiram investigar a que conteúdos os alunos brasileiros têm acesso durante essas aulas. O estudo, transformado no livro Laicidade e ensino religioso no Brasil (LetrasLivres/EdUnB/UNESCO, 112 pp., R$ 20) foi feito com base em uma amostra de 25 obras produzidas por editoras laicas ou religiosas.

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