quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Brasiliana Eletrônica




URL: http://www.brasiliana.com.br/

Idealizada por Octales Marcondes Ferreira, presidente da Companhia Editora Nacional, como a "quinta série" de uma coleção mais ampla, intitulada Biblioteca Pedagógica Brasileira, a Brasiliana compõe-se de 387 volumes, acrescidos de 26 da série Grande Formato e de dois da Série Especial. A Coleção foi lançada logo após a Revolução de 1930 e a criação do Ministério da Educação, tendo a dirigi-la, por 25 anos, o grande educador Fernando de Azevedo, depois substituído pelo historiador Américo Jacobina Lacombe. Ela foi editada no período de 1931 a 1993.

Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais, reunindo autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, inclusive a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

O exemplo da Companhia Editora Nacional foi seguido por inúmeras outras iniciativas do gênero, como as coleções Documentos Brasileiros, da Editora José Olympio; Azul, da Editora Schmidt; Reconquista do Brasil, da Editora Itatiaia; Memória Brasileira, da Melhoramentos; Corpo e Alma do Brasil, da Difel; Dimensões do Brasil, da Vozes; Retratos do Brasil, da Civilização Brasileira e, mais recentemente, da Companhia das Letras.

A apresentação na Internet da íntegra de uma biblioteca como a Coleção Brasiliana constitui um desafio que só uma instituição como a Universidade Federal do Rio de Janeiro poderia vencer. Ao assumir este projeto a UFRJ permite disseminar entre a população um precioso acervo de conhecimentos sobre o Brasil e uma das mais fecundas reflexões sobre a nossa terra e a nossa gente.

Este projeto apresenta um trabalho editorial, com informações sobre os autores e a obra reproduzida; oferecer ao pesquisador o fac-símile do livro e ao, mesmo tempo, levar ao estudante o mesmo texto nos padrões atuais de ortografia. 85 obras já estão disponíveis no sítio.

1 Comentários:

Murilo Cunha on 17 outubro, 2010 disse...

Que bom que vc gostou! Sucesso em seus estudos e na sua futura vida profissional.
Murilo Cunha

Arquivo

Categorias