terça-feira, 3 de agosto de 2010

Achado código de 3,7 mil anos




Fonte: Correio Braziliense. Data: 27/07/2010.
Arqueólogos israelenses anunciaram ontem a descoberta, pela primeira vez fora da Mesopotâmia, de um fragmento de um código de lei com 3,7 mil anos de idade, parecido com o famoso Código de Hamurabi. O texto remonta a 10 séculos antes da suposta redação da Bíblia (século 7 antes de Cristo) de acordo com o chefe da equipe de pesquisas, o arqueólogo Amnon Ben-Tor, da Universidade Hebraica de Jerusalém. De acordo com ele, trata-se de um fragmento muito pequeno de argila (2cm por 1,5cm) em escrita cuneiforme acadiana, com quatro linhas muito próximas dos dois lados da tábua.
A peça foi descoberta há alguns dias no sítio da cidade cananeia de Hazor, no norte de Israel. “O texto se refere às regras que regiam as relações entre mestres e escravos”, explicou o professor Wayne Horowitz, responsável pela decriptação. “Essas linhas que evidenciam um conteúdo legal confirmam a ligação entre o reino de Hazor e os reinos da Síria do norte.” Localizada no norte da Galileia, Hazor foi uma das principais cidades da idade de bronze. Na estrada entre o Egito e a Ásia, a cidade comercializava estanho com províncias da Babilônia e da Síria para alimentar sua indústria de bronze.
Hazor mantinha ligações políticas e econômicas estreitas com a Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates (hoje, Iraque e nordeste da Síria) e prosperou, sobretudo, durante a metade do período cananeu (1.750 a.C.), quando se tornou a maior cidade fortificada de Israel. A Bíblia cita Hazor como “a cabeça de todos esses reinos”, referindo-se aos cananeus.
Escrito por volta de 1.750 a.C., o Código de Hamurabi é um dos mais antigos códigos de lei, e o primeiro quase completo. Trata-se de um texto babilônio não religioso, mas de inspiração divina, elaborado sob a autoridade do rei Hamurabi. Atualmente, o código está no Museu do Louvre, em Paris, mas também há uma cópia, exposta no Museu Arqueológico de Teerã.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias