sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brasil precisará construir 25 bibliotecas por dia para cumprir nova lei




Autora: Amanda Cieglinski.
Fonte: Agência Brasil. Data: 2/06/2010.
Municípios e estados terão muito trabalho para cumprir a lei sancionada na semana passada que determina que toda escola deve ter uma biblioteca. O maior desafio está nos estabelecimentos do ensino fundamental: será necessário construir 25 bibliotecas por dia até 2020, prazo limite para adequação à medida.
O diagnóstico é de um estudo realizado pelo movimento Todos pela Educação, com base em dados do Censo da Educação Básica de 2008. “Essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo”, compara Luis Norberto, do Comitê Gestor do Todos pela Educação.
O déficit de bibliotecas no ensino fundamental é de 93 mil. Desse total, 89,7 mil são escolas públicas e 3,9 mil estabelecimentos privados de ensino. Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm acervo e será necessário criar 21 bibliotecas por dia para cumprir o que determina a nova lei. A melhor situação é a do ensino médio, etapa em que o número de escolas sem biblioteca é de 3.471.
Norberto defende que, além da ação dos gestores, será necessário o envolvimento de toda a sociedade no desafio. “A lei é uma direção, mas ela não faz nada. Nós, sociedade, é que devemos fazê-la funcionar. A tarefa não é só dos gestores, imagine se cada empresário doasse um acervo para uma escola, em dois anos o problema estava resolvido”, diz.
Na comparação entre as redes de ensino, a situação é pior nos colégios municipais, que contam com menos bibliotecas do que as escolas estaduais. O estudo do Todos pela Educação chama a atenção para outro fator que pode dificultar o cumprimento da lei: faltarão profissionais qualificados para trabalhar nesses espaços.
A legislação estabelece que as bibliotecas devam ser administradas por especialistas da área – os bibliotecários. Mas, segundo levantamento da entidade, hoje há um total de 21,6 mil profissionais habilitados, enquanto o país conta com aproximadamente 200 mil escolas de educação básica.
Para Norberto, com a entrada obrigatória das crianças na educação infantil aos 4 anos, estabelecida por lei no ano passado, e a implantação das bibliotecas, os alunos vão aprender a ler mais cedo. "É uma mudança radical e positiva. Daqui a dez anos, as crianças vão estar alfabetizadas aos 8 anos, é um futuro muito melhor", afirma.
Comentário:
Essa importante Lei irá dar bons frutos daqui a muitos anos; uma década é um prazo bastante longo. Só espero que os bibliotecários venham aceitar os pequenos salários oferecidos pelas prefeituras e tomem pra si o desafio e venham trabalhar nas bibliotecas escolares.
As atuais bibliotecas escolares brasileiras, em sua maioria, só contam com professores "readaptados", que estão passando por algum problema de saúde ou que estão grávidas e que não podem enfrentar as agruras da sala de aula! Sabe o que isso significa? O nada de quase nada em matéria de organização, atualização, motivação no atendimento e engajamento da Biblioteca. Assim, os alunos não conseguem construir o hábito de ler e muito menos de frequentar sua Biblioteca. Portanto, para se chegar a uma biblioteca escolar de qualidade ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Este talvez seja um dos grandes desafios da biblioteconomia brasileira para a próxima década.
Murilo Cunha

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