domingo, 2 de maio de 2010

Formar leitores




Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/leitura/
A revista Nova Escola de abril de 2010 apresenta vários artigos relacionados com a formação de leitores. Segundo a revista "formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto".
1. A importância da leitura
REPORTAGENS VÍDEOS Veja abaixo uma série de reportagens sobre a importância da leitura e alternativas para fazer com que ler se torne hábito na vida dos alunos.

Reportagens

Incentivar a leitura é fundamental
Num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo à leitura são muito mais que bem-vindos: são fundamentais

Leitura para toda a escola
Ler todos os dias foi a chave para alfabetizar e formar uma comunidade "louca por livros"

O ato de ler evolui
Para a psicolinguista argentina, o que se espera de um leitor muda com o tempo. Na era da internet, seletividade e rapidez são características essenciais

Ler para escrever
Bons leitores são bons escritores? Nem sempre. Para enfrentar o desafio da escrita, é preciso investigar as soluções de autores reconhecidos

Histórias de leitura sem fim
O melhor jeito de formar leitores é deixar as crianças livres para investigar, folhear e escolher o que quiserem

Compreender, eis a questão!
Ensine a estabelecer inferência e previsão, estratégias que ajudam a entender melhor um texto

Oba, hoje é dia de leitura!
Uma escola faz o acervo circular pelas classes em um carrinho. Outra leva a turma à livraria. Tem também aquela em que todo mundo pára o que está fazendo para ler. Em todas, os alunos estão descobrindo como isso é gostoso. E estão lendo muito melhor!

Roger Chatier - O especialista em história da leitura
Pesquisador francês estuda os significados sociais dados aos textos pelo autor e pelo leitor

Leitura, um objeto de conhecimento
Livro de Isabel Solé apresenta estratégias de leitura

Biblioteca não é depósito de livros
Idealizador de redes de leitura em escolas diz que é função do educador ajudar os estudantes a processar as informações do acervo

Recanto do saber
Para que a biblioteca cumpra a função de expandir o conhecimento, é preciso diversificar o acervo e torná-la um ambiente de descobertas

Vídeos

Delia Lerner fala sobre a leitura e a escrita em contexto de estudo
Pesquisadora argentina analisa a leitura e a escrita como objetos de ensino e também como ferramentas de aprendizagem de conteúdos de outras áreas

Como organizar uma biblioteca
Educadores e voluntários participam de oficina de incentivo à leitura que traz dicas e sugestões sobre como organizar uma biblioteca

Projeto Entorno 2008 - Em busca de novos leitores
Conheça as três frentes de atuação do projeto: formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores; rodas de leitura promovidas por voluntários; e doação de acervo

Projeto Entorno 2008 - Ciranda de leitura
Saiba mais sobre a Ciranda Literária, atividade em que alunos trocam indicações de livros com colegas da mesma faixa etária que estudam em outra escola

Projeto Entorno 2009 - Incentivo à leitura
Vídeo institucional revela que, em 2009, o número de escolas atendidas pelo projeto dobrou em relação ao ano anterior

Projeto Entorno 2009 - Sessões simultâneas de leitura
Iniciativa conta com a realização de sessões simultâneas de leitura, envolvendo toda a equipe da escola

2. Diferentes gêneros nas aulas de Língua Portuguesa
Trabalhar diferentes gêneros é fundamental para formar leitores. Veja como ensinar cada gênero em sala de aula.

Reportagens

Como usar os gêneros para melhorar a leitura e a escrita
Eles invadiram a escola - e isso é bom. Mas é preciso parar de ficar só ensinando suas características

Leitura atenta: um raio X na notícia
Saber ler para estudar e dominar procedimentos como sublinhar e resumir é o caminho para a autoria de textos informativos

Usar a poesia para desenvolver a oralidade
Conheça um jeito lúdico e eficiente de expandir o universo de comunicação dos pequenos

Do livro ao recital: projetos estimulam a leitura
Ouvir histórias, para depois escrevê-las e declamá-las, é um ótimo jeito de melhorar a leitura e a oralidade

Vídeos

A importância dos clássicos da literatura
Entenda a importância da leitura dos clássicos, desde os universais até os exemplares que têm um significado importante para uma determinada comunidade

Leitura de textos informativos
A professora Ana Lúcia Torres, de São Paulo, realiza uma atividade de leitura de textos científicos com crianças ainda não alfabetizadas.

Leitura de poesia
A atriz Vera Barbosa traz sugestões de como fazer uma boa leitura de poesia para seus alunos.

Oficinas de incentivo à leitura
Acompanhe as atividades da primeira oficina do projeto Letras de Luz, programa de incentivo à leitura mantido pela Fundação Victor Civita e pela Energias do Brasil.


3. Leitura na Creche
Reportagem

Fraldas e livros
Acredite: não é perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar. Conheça seis projetos voltados à primeira infância

Planos de aula

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Bebeteca: lugar de pequenos leitores


4. Leitura na Pré-escola
Reportagens

Pequenos a bordo
Projetos que trabalham com crianças da pré-escola despertam o prazer da leitura ainda na fase da alfabetização

Flexibilização para incluir alunos com deficiência na roda de leitura
Conheça as adaptações que permitiram à aluna Glenda, de 5 anos, que tem deficiência física, participar das atividades de leitura e escrita realizadas por sua turma

Autores mirins
Educadora Nota 10 desenvolve projeto de leitura e escrita com crianças de pré-escola que não sabem ler e escrever convencionalmente

Planos de aula

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho

Livros sobre os dinossauros

Linguagem oral e escrita

5. Leitura no Ensino Fundamental I
1º a 3º ano 4º e 5º anos Reportagens

A idade das letras
Enquanto avança o processo de alfabetização, aproximar os pequenos dos livros pode fazer toda a diferença

Desde o começo
É preciso oferecer textos à criança já nas primeiras atividades de alfabetização porque conhecer seus usos e suas funções favorece a reflexão sobre o sistema de escrita

A leitura feita pelo professor tem que ser constante na alfabetização
Ouvir permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo formal de alfabetização

Livro precisa ser um vício
O segredo com crianças de 7 a 9 anos, segundo a escritora, é não forçar a barra

Pesquisa revela aumento no índice de leitura entre crianças
Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu.

Vídeo

Leitura pelo professor
A professora Mariluci Kamisaka, que alfabetiza todos os seus alunos de 1ª série até o final do ano letivo, mostra os resultados de seu diagnóstico inicial da turma e realiza uma leitura pelo professor, atividade permanente ao longo de todo o ano.

Planos de aula

Prática de leitura

Comparando diferentes versões de Pinóquio

Leitura de títulos

Leituras simultâneas de contos

Poesia

Leitura compartilhada e debate

Indicação literária

Coletânea de textos poéticos memorizados

Reportagens

Passagem só de ida
Na transição da infância para a adolescência, a garotada tem vontade de descobrir o mundo. E a leitura é, certamente, o melhor passaporte

Ruth Rocha: "Leitura não pode ser só folia"
A autora acredita que o livro também deve cumprir o papel de enriquecer o vocabulário

Prova Brasil 5º ano: Procedimentos de Leitura
As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos

Orientações didáticas sobre leitura
Para que os estudantes de 4ª série (5º ano) dominem habilidades essenciais de leitura cobradas na Prova Brasil, o professor deve trabalhar algumas atividades sistematicamente

Leitura de textos de complexidades diferentes
A prova pede a compreensão de textos de diferentes complexidades – dadas pela coerência, pela organização, pelo vocabulário etc. –, ainda que com gênero e enredo iguais

Leitura de textos de gêneros diferentes
As questões exigem a compreensão de textos variados - quadrinhos, fábulas, notícias, verbetes etc. - e a familiaridade com a leitura deles. A definição de qualquer um dos tipos nunca é pedida


Planos de aula

Leitura para refletir sobre a escrita

Leitura e escrita de textos informativos

Do poeta ao aluno


6. Leitura em todas as disciplinas do Ensino Fundamental II
Ensinar os alunos a ler e compreender o que lêem é tarefa de todos os professores. Confira abaixo reportagens sobre leitura em cada uma das disciplinas do Ensino Fundamental II e planos de aula exclusivos

O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas
Levar os alunos a entender tudo o que lêem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo

A língua em todas as disciplinas
Por serem essenciais na formação escolar, a leitura e a escrita merecem atenção específica dos professores das diversas áreas

LÍNGUA PORTUGUESA

Reportagens

Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam

Semeando o futuro
Ao encurtar a distância entre adolescentes e livros, projetos de incentivo à leitura abrem caminhos para jovens em todo o país

Prova Brasil 9º ano: Procedimentos de Leitura
Esta prova exige repertório para ler e entender textos dos mais simples aos mais complexos, dependendo do vocabulário, da organização e das pistas linguísticas, entre outros aspectos

Plano de aula

Leitura de poema e análise semântica

Uma rádio ecológica: o meio ambiente e o gênero discursivo

Literatura e podcast

ARTE

Reportagem

Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
É preciso saber a gramática própria que rege a linguagem visual e contextualizar as condições de produção de cada obra estudada.

Plano de aula

Leitura de quadro e produção de comentário



CIÊNCIAS

Reportagem

Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar
Mergulhar nos textos expositivos e instrucionais é o caminho para que a garotada compreenda a linguagem da ciência

Plano de aula

Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia



EDUCAÇÃO FÍSICA

Reportagem

Ler o que o corpo produz
Ao interpretar esportes, jogos, lutas e danças, a turma consegue entender como essas manifestações se inserem na cultura

Plano de aula

Leitura da linguagem corporal e produção de esquemas gráficos sobre jogos



GEOGRAFIA

Reportagem

Leitura de mapas e paisagens
Refletir sobre a organização do espaço em que vivemos é a principal missão da Geografia.

Plano de aula

Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica



HISTÓRIA

Reportagens

A leitura crítica de fontes históricas
Navegar pela diversidade de fontes, confrontar opiniões divergentes e situar a época de cada texto são estratégias certeiras em História

Leitura do passado
A aprendizagem das principais noções do pensamento histórico, como temporalidade e sucessão dos acontecimentos, está no centro do ensino

Plano de aula

Leitura de documentos e produção de relatos



LÍNGUA ESTRANGEIRA

Reportagem

A importância do contexto
Para compreender de fato um texto em outro idioma, é preciso evitar a muleta da tradução palavra por palavra.

Plano de aula

Leitura e escrita de biografias



MATEMÁTICA

Reportagem

Problemas matemáticos sem problemas
Entender o que dizem os enunciados é o primeiro passo para decifrar enigmas matemáticos.

Plano de aula

Leitura de problemas com frações e anotações


7. Leitura na Educação de Jovens e Adultos
Reportagens

Prática adequada aos adultos
Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas

Timothy Ireland: "A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização"
Para o especialista inglês, é desafio da modalidade de ensino preparar para o mercado de trabalho e um mundo em transformação

Uma lenta caminhada para vencer o analfabetismo funcional
O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade

A influência do ensino na vida das pessoas
Por trás das estatísticas do nível de alfabetismo, gente que frequentou a escola e não aprendeu

Vídeo

Leitura de textos informativos na alfabetização de jovens e adultos
Trecho do vídeo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa), do MEC, no qual os alunos da turma da EJA discutem sobre um tema da atualidade e depois se informam sobre ele por meio da leitura de jornais.

Planos de aula

Prática de leitura na EJA

Leitura pelo aluno para aprender a ler na EJA


8. Formação de professores leitores

0 Comentários:

Arquivo

Categorias