Participem da entrevista interativa on-line hoje com Cathy Davidson, co-autora do The Future of Learning Institutions in a Digital Age (25/05).
Recomendo também a leitura dos documentos publicados pela Cathy Davidson, publicados pela MIT Press, com idéias contemporâneas sobre o processo de ensino-aprendizado, fazendo um inteligente comparativo entre instituições tradicionais de ensino e as inovadoras, que usam o meio digital e a WWWW para melhorar esse processo.
Data: terça-feira 25 maio, 2010
Horário: 05:00 / Pacífico Oriental 20:00 / 12:00 (dia seguinte), GMT (horários internacionais aqui)
Duração: 1 hora
Localização: On-line via Elluminate. Faça login em http://tr.im/futureofed
A sala virtual do Elluminate estará aberta até 30 minutos antes do evento, se você
quiser entrar mais cedo.
Para se certificar de que seu computador está configurado para Elluminate, por favor visitehttp://www.elluminate.com/support.
As gravações da sessão serão postadas até um dia após o evento na página do evento: http://www.learncentral.org/event/60489
"Ao longo das últimas duas décadas, a nossa forma de aprender mudou dramaticamente. Temos novas fontes de informação e novas formas de intercâmbio e de interação com a informação.
Mas as nossas escolas e a nossa forma de ensinar tem permanecido praticamente as mesmas há anos, séculos.
O que acontece com as instituições tradicionais de ensino, quando a aprendizagem também ocorre em uma vasta gama de sites da Internet, de páginas Web do Pokemon à Wikipédia?
Este relatório investiga como as tradicionais instituições de ensino podem tornar-se inovadoras e flexíveis, robustas, e tão colaborativas como os melhores sites de redes sociais.
Os autores propõem uma definição alternativa para "instituição" como uma "rede de mobilização" - enfatizando a sua flexibilidade, a permeabilidade de suas fronteiras, a sua produtividade interativa e o seu potencial como catalisador para a mudança - e exploram também as implicações para o ensino superior.
O relatório "The Future of Thinking" trata sobre instituições virtuais inovativas.
Ele também usa a idéia de uma instituição virtual, tanto como parte de sua matéria, quanto como parte de seu processo: o primeiro rascunho desse Relatório foi hospedado em um website para feedback e escrita colaborativas.
Os autores usam esse experimento em escrita participativa como um case de teste para as instituições virtuais, para instituições de ensino, e uma nova forma de autoria colaborativa.
A versão final continua postada e aberta para comentários.
Este livro é o relato completo do projeto, que foi resumido em um volume anteriormente publicado pela MacArthur: The Future of Learning Institutions in a Digital Age."
Para ver os relatórios na íntegra, acesse:
http://mitpress.mit.edu/books/chapters/Future_of_Learning.pdf (report 852 páginas, em Inglês)
http://mitpress.mit.edu/books/full_pdfs/Future_of_Thinking.pdf (livro 317 páginas, em Inglês)
Fonte: http://www.library20.org 25.05.2010.
0 Comentários:
Enviar um comentário