terça-feira, 25 de maio de 2010

Entrevista com Cathy Davidson: "The Future of Learning Institutions in a Digital Age"




Colegas,

Participem da entrevista interativa on-line hoje com Cathy Davidson, co-autora do The Future of Learning Institutions in a Digital Age (25/05).

Recomendo também a leitura dos documentos publicados pela Cathy Davidson, publicados pela MIT Press, com idéias contemporâneas sobre o processo de ensino-aprendizado, fazendo um inteligente comparativo entre instituições tradicionais de ensino e as inovadoras, que usam o meio digital e a WWWW para melhorar esse processo.


"Ao longo das últimas duas décadas, a nossa forma de aprender mudou dramaticamente. Temos novas fontes de informação e novas formas de intercâmbio e de interação com a informação.
Mas as nossas escolas e a nossa forma de ensinar tem permanecido praticamente as mesmas há anos, séculos.
O que acontece com as instituições tradicionais de ensino, quando a aprendizagem também ocorre em uma vasta gama de sites da Internet, de páginas Web do Pokemon à Wikipédia?
Este relatório investiga como as tradicionais instituições de ensino podem tornar-se inovadoras e flexíveis, robustas, e tão colaborativas como os melhores sites de redes sociais.
Os autores propõem uma definição alternativa para "instituição" como uma "rede de mobilização" - enfatizando a sua flexibilidade, a permeabilidade de suas fronteiras, a sua produtividade interativa e o seu potencial como catalisador para a mudança - e exploram também as implicações para o ensino superior.

O relatório "The Future of Thinking" trata sobre instituições virtuais inovativas.
Ele também usa a idéia de uma instituição virtual, tanto como parte de sua matéria, quanto como parte de seu processo: o primeiro rascunho desse Relatório foi hospedado em um website para feedback e escrita colaborativas.
Os autores usam esse experimento em escrita participativa como um case de teste para as instituições virtuais, para instituições de ensino, e uma nova forma de autoria colaborativa.
A versão final continua postada e aberta para comentários.
Este livro é o relato completo do projeto, que foi resumido em um volume anteriormente publicado pela MacArthur: The Future of Learning Institutions in a Digital Age."

Para ver os relatórios na íntegra, acesse:
http://mitpress.mit.edu/books/chapters/Future_of_Learning.pdf (report 852 páginas, em Inglês)
http://mitpress.mit.edu/books/full_pdfs/Future_of_Thinking.pdf (livro 317 páginas, em Inglês)

Fonte: http://www.library20.org 25.05.2010.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias