quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comentários ao painel – Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios




A sessão já foi aberta, com o auditório repleto!

Painel composto por: Pedro Príncipe, Carlos Pinheiro, Eloy Rodrigues, Luisa Alvim, Miguel Mimoso Correia.

Objectivos a explorar:
  • Compreender as impicações dos serviços web 2.0
  • Boas práticas a seguir
  • Desafios que se colocam para o futuro
A partir das conclusões espera-se criar a espécie de um "manifesto"!


Será que vamos conseguir?



11:37 - Neste momento o Carlos Pinheiro encontra-se a apresentar alguns dados sobre a evolução da web 2.0 no domínio da educação;
  • "O fundamental é que as bibliotecas instituam uma cultura de mudança"
Recomendações a seguir:
  • Tentar compreender como os alunos acedem, consomem e produzem informação;
  • Evitar a «technolust» (não ver só a tecnologia, é necessário criar serviços de informação de modo a potenciar a ferramenta);
  • Estar preparado para a «depressão pré-implementação»;
  •  
    11:47 - Luisa Alvim:
    •  Como se faz aceder o utilizador à informação disponível? Como conhecer o utilizador? (perguntas de sempre)

    12:00 - Miguel Correia:
    • "O virtual é um espaço que pode ser real para os bibliotecário"
    Apresentou alguns vídeos sobre o Second Life


    Por questões técnicas, o colega Adalberto Barreto, do blogue "O Bibliotecário Anarquista", vai contribuir neste post:

    Cartoon de Adalberto Barreto sobre o painel:
    12:17 - Eloy Rodrigues

    - Apresentação do blogue pessoal: Cibertecário 2.0

    Recomendações:
    • Olhar para além do próprio 'Serviço';
    • Não esperar pela perfeição e não ter medo de errar;

    Estamos na fase de debate, o qual está a ser bastante profícuo em reacções positivas e menos positivas em relação a todo este universo da 'Web 2.0'....


    Reflexão pessoal sobre o painel:

    • Apesar da web 2.0 estar a impregnar-se nas nossas vidas, há ainda muitas preocupações sobre o nosso impacto enquanto profissionais da informação na disponibilização de serviços web 2.0, será que estamos a contribuir de uma forma consertada num utilizador mais 'informado', com mais competências de infoliteracia?
    • Os serviços/profissionais da informação devem pensar numa estratégia de comunicação sustentada, adoptando as ferramentas que melhor se adaptam aos canais de comunicação;
    • É necessário avaliar e investigar o impacto dos serviços disponibilizados;
    • Devemos ter a coragem de arriscar, desenvolvendo serviços que potenciem a comunicação e o acesso e uso dos nossos serviços e recursos de informação;
    sem tempo para mais....

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