quinta-feira, 29 de abril de 2010

Biblioteconomia da Universidade de Brasília: 45 anos de criação




Biblioteconomia faz 45 anos e homenageia criador do curso
Edson Nery da Fonseca veio para a Universidade de Brasília (UnB) em 1962 a convite de Darcy Ribeiro. O professor fundou o curso de Biblioteconomia na universidade
Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Fonte: URL: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3239#

Foram abertas as comemorações dos 45 anos do curso de Biblioteconomia da UnB. O pontapé inicial foi dado em um dia de homenagens ao biblioteconomista e professor emérito da UnB, Edson Nery da Fonseca, fundador do curso na universidade. Na ocasião, o professor lançou um livro de memórias, intitulado Estão Todos Dormindo. A ideia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação (CID) é celebrar o aniversário do curso em eventos ao longo do ano.

Nery compara a própria vida a limitações citadas em um de seus poemas

“Estou limitado ao Norte pela literatura / Ao Sul pela saudade da vida militar / A Leste por Gilberto Freyre / E a Oeste pelo Mosteiro de São Bento”. O poema de Edson Nery conta um pouco de sua trajetória. O estudioso da obra de Gilberto Freyre quase virou monge beneditino. Veio morar em Brasília em 1962, quando foi convidado pelo antropólogo Darcy Ribeiro para ajudar a construir a UnB. Ficou na universidade por 30 anos, quando se aposentou por limite de idade.

“Retornar à universidade foi emocionante porque, entre as instituições em que trabalhei, foi a que mais me empolgou”, relata o professor emocionado. “Desde o reitor até o mais humilde funcionário, tínhamos a consciência de que estávamos fazendo a melhor universidade do país”, lembra. Edson Nery orgulha-se de ter trabalhado com o educador Anísio Teixeira e com Darcy Ribeiro nos primórdios da Universidade de Brasília.

Silva diz que as publicações de Nery são praticamente obrigatórios em sua área

0 Comentários:

Arquivo

Categorias