sábado, 6 de março de 2010

Furtou 800 livros de biblioteca





Obras da biblioteca municipal de Paços de Ferreira eram leiloadas na Net.

Desde o último trimestre do ano passado desapareceram mais de 800 livros da Biblioteca de Paços de Ferreira. Sabe-se agora que os livros foram furtados por uma funcionária que os entregava ao companheiro para venda na Internet por dois a cinco euros.

A funcionária tinha sido colocada há poucos anos naquela instituição e o seu comportamento levantou suspeitas, permitindo deslindar o enredo. A mulher apoderava-se dos livros e tirava-lhes o dispositivo de segurança, de modo a evitar accionar o alarme. Algumas das vezes terá actuado de noite, altura em que se tornaria mais fácil executar o furto. Já identificada, ainda não foi ouvida pela Polícia Judiciária por estar hospitalizada.

Acredita-se ainda que a suspeita terá sido coagida a furtar pelo companheiro com quem vive, um desempregado, de 40 anos, e com antecedentes criminais por furto, burla e de emissão de cheques sem provisão. O indivíduo, já identificado pela Polícia Judiciária e constituído arguido, vendia os livros num site de leilões na Internet a preços irrisórios, entre dois e cinco euros.

Mal foi conhecida a suspeita de que seria a funcionária a furtar os livros para os entregar ao marido, a autarquia de Paços de Ferreira apresentou queixa ao Ministério Público e accionou um processo interno de averiguações.

A rápida intervenção dos inspectores da Polícia Judiciária do Porto permitiu recuperar em casa do casal cerca de 700 livros, muitos dos quais já embalados e prontos para seguir por via postal para os ciber-clientes. As autoridades estimam que terão sido furtados mais de 800 livros, acreditando que será possível recuperar quase todos.

Entre os livros levados da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira não há obras consideradas de raro valor histórico ou de elevado patrimonial. No entanto, foram furtados livros cujas edições já não são reproduzidas, o que lhes confere muito valor estimativo, como é o caso de um dicionário de brasões luso-brasileiros. Ao que o JN apurou, o casal é suspeito de ter praticado este crime ao longo do ano passado, mas sobretudo no ultimo trimestre.

Os furtos terão permitido ao casal aumentar o rendimento mensal médio em 500 euros, apesar de muitos dos livros serem vendidos por valores inferiores a cinco euros, informou a Polícia Judiciária do Porto. 

Fonte: JN

0 Comentários:

Arquivo

Categorias