sábado, 27 de fevereiro de 2010

4 de Maio será o dia mundial contra os sistemas de protecção anti-cópia




No próximo dia 4 de Maio assinala-se o dia mundial contra os sistemas de protecção anti-cópia (os chamados DRM - Digital Right Management). O anúncio foi feito pela Free Software Foundation, promotora da iniciativa, que quer desta forma protestar contra o uso desta tecnologia.

A acção de 4 de Maio tem como objectivo alertar os utilizadores para "os perigos das tecnologias que restringem o acesso dos utilizadores a filmes, música, literatura e software", pode ler-se no comunicado da organização, colocado online.

"Quando as empresas se organizam para desenvolver produtos que nos restringem, nós temos de nos organizar para combatê-las", indicou o mesmo responsável.

De acordo com a fundação, o uso dos DRM impede a utilização dos conteúdos adquiridos e força as pessoas a usarem o software proprietário, frisa o presidente da Fundação para o Software Livre, Richard Stallma.

Em 2006 já tinha sido assinalado um dia contra o DRM, que contou com várias manifestações, à escala mundial, recorda o Sapo Tek.

Fonte: Público

0 Comentários:

Arquivo

Categorias