segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Brontossauros em meu jardim‏




Universidades, professores e estudantes usam cada vez mais os blogs para divulgar trabalhos científicos, promovendo a troca de experiências e aproximando o grande público das últimas descobertas.

A explosão da blogosfera contribuiu para que a discussão de temas relacionados às mais diversas áreas da ciência, como a biologia, a neurociência e a genética, passasse a ser feita de maneira mais leve, de fácil entendimento e totalmente interativa. Bastam alguns minutos de pesquisa em frente ao computador para que se tenha acesso a um vasto conteúdo de textos, imagens e vídeos publicados por pesquisadores, médicos e estudantes.

Segundo os blogueiros cientistas, o retorno por parte do público - seja ele especializado ou não - sempre chega por meio de e-mails ou comentários feitos na própria página, que, dependendo do assunto abordado, chega a registrar uma quantidade considerável de acessos por dia.

Professor da Universidade de Brasília (UnB), um biólogo desenvolveu uma maneira diferente de avaliar as monografias dos alunos que estavam em processo de conclusão de curso no Instituto de Biologia da instituição de ensino. Desde 2008 ele passou a receber os trabalhos dos alunos em formato de blog.

"Alguns materiais são mais formais, outros, mais extrovertidos. Porém, todos eles apresentam o conteúdo obrigatório. Para se ter uma ideia, até o momento, já foram desenvolvidos 57 deles. Um trabalho sobre obesidade, por exemplo, ficou tão bom que os alunos mantiveram a página por um bom tempo", explica o professor.

O Scienceblogs - considerado a maior comunidade científica na rede mundial de computadores - ganhou neste ano uma filial brasileira, gerenciada pelos criadores do antigo Lablogatórios.

Biologia, química e física são alguns dos temas abordados. Um dos blogs hospedados neste grande condomínio batizad de Brontossauros em meu jardim, trata de temas relacionados à biologia de uma maneira bastante descontraída.

Confira alguns endereços de blogs científicos produzidos no Brasil:
Tema: Biologia | Atualizações: média de três atualizações a cada 30 dias.

Tema: Genética e biologia molecular | Acessos: média de 200 por dia | Atualizações: duas a três vezes por semana.
Tema: Biologia, políticas científicas e bastidores da Universidade de Brasília | Acessos: cerca de 20 mil por mês | Atualizações: uma a duas vezes ao dia, em média.

Tema: Neurociência | Acessos: cerca de 1,3 mil por mês | Atualizações: média de 12 textos por mês.
Fonte: Correio Braziliense, DF em 04/01/2010

Informação disponibilizada pelo Dr. Armando Malheiro

0 Comentários:

Arquivo

Categorias