sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Biblioteca de Vila Real expõe segredos encontrados em livros antigos




Cartas de amor, flores secas e postais ilustrados foram alguns dos segredos descobertos entre os milhares de livros antigos da Biblioteca Municipal de Vila Real, que vão estar patentes ao público a partir de hoje e até ao final de Fevereiro.

A exposição "Coisas que Aparecem no Meio dos Livros" resulta do trabalho de catalogação, higienização e conservação do Fundo Antigo da biblioteca, que reúne actualmente dez mil livros.

O coordenador da instituição, Vítor Nogueira, disse à agência Lusa que estes livros "têm vindo a ser objecto de um amplo processo de conservação e restauro". "Trabalhar na limpeza desses volumes é muitas vezes confrontar-se com pequenos segredos, marcadores improvisados, que ficaram esquecidos, pequenas curiosidades que o tempo e os livros decidiram preservar", salientou.

O responsável referiu que dentro dos livros "aparece um pouco de tudo", desde cartas de amor, dedicatórias, bichos como insectos ou traças, cartões de visita, telegramas, postais ilustrados e até boletins do Totobola com mais de 50 anos. "Esta exposição quer chamar a atenção para a faceta museológica que se quer evidenciar. Não é só catalogar ou restaurar, é também colocar à disposição de quem estiver interessado todo este património literário", afirmou.

Desde que o novo edifício da biblioteca Júlio Teixeira abriu as portas, há três anos, está a ser feito um amplo trabalho de restauro dos livros antigos, muitos dos quais remontam aos séculos XV, XVI, XVII ou XVIII.

Uma parte importante do acervo foi legado pelos conventos de São Domingos e São Francisco, que fecharam as portas no século XIX, mas todos os livros com mais de 50 anos são remetidos para o Fundo Antigo. Aqui, uma equipa de técnicos, procede à sua catalogação, higienização, preservação e manutenção.

Neste trabalho, os técnicos contam com a ajuda dos alunos de Vila Real através do atelier "A minha turma salva um livro", que se realiza regularmente há mais de um ano e que visa a sensibilização das crianças para a conservação do fundo bibliográfico em geral. As crianças colocam as luvas e as máscaras, por causa das poeiras e microrganismos escondidas entre as paginas dos livros antigos, depois passam várias vezes a trincha, sempre de baixo para cima, e no final ajudam a colocar a capa de plástico que passará a envolver e a proteger as publicações.

Segundo Vítor Nogueira, até ao momento foram tratados cerca de 20 por cento dos dez mil livros, havendo por isso, segundo referiu, "ainda muitos segredos por descobrir".

A Biblioteca de Vila Real assinalou 170 anos em Outubro, estando intimamente ligada, na sua origem, à extinção das ordens religiosas masculinas e à nacionalização dos seus bens, que ocorreu na primeira metade do século XIX.

Em 1960, o património da Biblioteca Pública ficou em risco por causa de um incêndio que destruiu a Secretaria da Câmara Municipal, procedendo-se, então, à transferência do seu espólio para uma loja do Mercado Municipal, sem qualquer preocupação na conservação das obras.

Em 27 de Outubro de 2006 foi inaugurado o actual edifício da Biblioteca Municipal Doutor Júlio Teixeira.

Fonte: Público.pt

1 Comentários:

Planejamento de Mkt Digital on 21 janeiro, 2010 disse...

Taí uma idéia para eternizar msg de amor.rs

Arquivo

Categorias