segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Telecentros em bibliotecas públicas




BIBLIOTECAS PÚBLICAS RECEBEM TELECENTROS COMUNITÁRIOS
Fonte: Portal da Inclusão Digital.
Data: 8/10/2009.
Meta do governo é equipar, com conexão gratuita à internet e terminais de computadores, 410 bibliotecas até o final de outubro.Os usuários de 403 bibliotecas públicas de todo o país já podem utilizar os kits telecentros doados pelo Ministério das Comunicações como forma de incrementar estudos e pesquisas. Os pontos já estão montados e, até o final de outubro, estudantes e professores terão acesso gratuito à Internet de alta velocidade.
Ao todo, 410 bibliotecas públicas serão beneficiadas com a instalação de 4.100 computadores ligados à Internet.A ação é possível graças a uma parceria do Ministério da Cultura, que repassou ao Ministério das Comunicações cerca de R$ 9 milhões por meio de um Termo de Descentralização de Crédito.
O Ministério das Comunicações fez um aditivo ao contrato de licitação dos 6,2 mil kits para a primeira etapa do Programa Telecentros Comunitários, em 2007, e adquiriu mais 410 kits para o programa Mais Cultura.Cada kit telecentro custou aproximadamente R$ 21.400 com equipamentos. São 11 computadores conectados em rede e com acesso à Internet banda larga, um projetor multimídia, uma impressora e todo o mobiliário necessário para o funcionamento.
A seleção dos municípios que receberam os kits foi feita pelo Ministério da Cultura. Por meio de um termo de doação, o Ministério das Comunicações entregou os kits às prefeituras, que os encaminhou às bibliotecas pública municipais.
A intenção do governo federal é aumentar as visitas às bibliotecas e diversificar as fontes de consulta, além de possibilitar aos visitantes acesso gratuito às novas tecnologias. “A tecnologia colocada pelo Ministério das Comunicações à disposição nas bibliotecas dá condições de um leitor tradicional vir a ser também um leitor digital”, afirma o coordenador de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva.
Segundo o Ministério da Cultura, a meta do programa Bibliotecas Mais Cultura é zerar o número de municípios sem bibliotecas ainda este ano e modernizar as já existentes. De acordo com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, 661 municípios ainda não têm esses espaços.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias