quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Escrevem no corpo em troca de comentários




Mais uma notícia interessante sobre a mutação do comportamento informacional, concretamente dos mais jovens. Será que estamos a passar por uma reengenharia do processo de comunicação, mormente através do canal digital?

Os adolescentes em França inventaram uma nova moda: escrever dedicatórias no peito ou nas nádegas em troca de comentários nos blogues.

O mecanismo é simples: alguém que queira ver o seu nome desenhado no corpo do autor de um blogue, oferece-lhe um número determinado de comentários. Se o autor ou autora aceitar a "troca", publica a fotografia e é "recompensado" com os comentários prometidos.

Segundo números do El País, a promessa de comentários pode ir até aos 300, se a foto for mais ousada.

O fenómeno denominado "dedipix" (expressão que junta as palavras "dedicatória" e "pixel") alastrou entre os mais jovens, essencialmente na faixa etária dos 15 aos 25 anos.

A moda chegou recentemente ao conhecimento dos meios de comunicação franceses, provocando alvoroço e acusações ao site Skyblogs, muito utilizado pelos adolescentes e apontado como o originador da moda. Teme-se que o "dedipix" seja utilizado por predadores sexuais, que utilizam a Internet para entrar em contacto com novos "alvos".

O desejo de popularidade é a principal razão que leva a este tipo de exibicionismo. Essa busca por notoriedade online, aliada ao facto de, segundo uma psiquiatra citada pelo Le Nouvel Observateur, os jovens terem uma relação "descomplexada" com o seu corpo, explica o crescimento do fenómeno.

"Podemos considerar o facto inquietante, mas os adolescentes apenas estão a reproduzir os comportamentos voyeuristas e exibicionistas da nossa sociedade", refere.


Fonte: JN

0 Comentários:

Arquivo

Categorias