sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Acesso a bibliotecas reduz evasão escolar




Fonte: O Globo (Rio de Janeiro). Data: 15/10/2009.
Publicado originalmente por Rodney Eloy: http://pesquisamundi.blogspot.com
Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Instituto Ecofuturo, em 2007, avaliou o impacto do Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, mostrando que a implantação de 55 unidades levou à redução, nesses lugares, de 0,6% do índice de evasão escolar. - Ter menos de 0,6% é quase um ponto adicional de redução e estamos otimistas com relação à taxa de evasão escolar - salientou a pesquisadora do Ipea, Mirela Carvalho.
O estudo foi mencionado pela pesquisadora durante o seminário "Expansão do acesso à leitura: integração entre ações públicas e privadas", realizado nesta quarta-feira. De acordo com Mirela, a pesquisa avaliou como as bibliotecas poderiam influir, por exemplo, na aprovação e reprovação de alunos e no abandono da escola. Foram implantadas 80 bibliotecas em nove estados, pelo projeto realizado pelo Ecofuturo em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
O estudo sugere premiar as melhores bibliotecas e criar um sistema de capacitação continuada de bibliotecários. Promover troca de experiências entre bibliotecas sobre planejamento, gestão e realização de atividades de apoio e incentivo à leitura também estão entre as sugestões levantadas pela pesquisa.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias