sábado, 1 de agosto de 2009

A nova biblioteca de Sever do Vouga




Biblioteca Municipal tem novo edifício
Fonte: Jornal de Notícias. Data: 26/07/2009.
URL: Para mais detalhes consulte:http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Sever do Vouga&Option=Interior&content_id=1317457

Sever do Vouga viveu ontem, sábado, um dia de festa. Foi inaugurada a nova Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal onde funcionará a Universidade Sénior e abriu ao público a 19ª edição da Ficavouga.
O governador civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão inaugurou ontem ao fim da manhã a Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, um investimento de 1,3 milhões de euros que põe termo "à velhinha Biblioteca Calouste Gulbenkian, um espaço já incapaz de dar resposta ás suas necessidades", segundo o presidente da Câmara severense, Manuel Soares.
"Não posso deixar de reconhecer que é uma das mais importantes realizações municipais, que vem responder aos anseios e solicitações das escolas primárias e jardins de infância, da EB 2.3 e da Secundária e das colectividades concelhias", disse o autarca Manuel Soares, na cerimónia de inauguração.
O autarca elogiou o esforço "notável de décadas" da Fundação Calouste Gulbenkian na promoção da leitura e literatura no município e agradeceu a oferta de todo o espólio da antiga Biblioteca, que funcionou no segundo piso do antigo quartel da GNR, para o novo espaço.
O investimento de 1,3 milhões de euros é comparticipado em 50 por cento pelo Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral do Livro e Bibliotecas.
Junto ao edifício da autarquia foram ainda inaugurados os Gabinetes Técnicos e o Arquivo Municipal onde funcionária também, em parceria com o Rotary Clube de Sever do Vouga a Universidade Sénior, investimento de 500 mil euros.
A meio da manhã foi inaugurada a 19.ª edição da Ficavouga, feira da indústria, comércio, agricultura, artesanato e gastronomia que decorre até ao próximo dia 2.
A cerimónia juntou também os presidente da Região de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e o presidente da Associação Empresarial Sema, José Valente, para além de outras entidades.
O presidente da Câmara, Manuel Soares, lamentou que, devido à crise, houvesse a participação de menos expositores na Ficavouga do que no ano passado e lembrou o êxito recente da Feira do Mirtilo, chamando a atenção para a necessidade uma parceria com o Turismo Centro de Portugal na divulgação do certame.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias