
Divulga-se o texto da portaria que aguarda publicação em Diário da República e que regula a designação de professores bibliotecários a partir do ano 2009-2010.
Aceda à informação completa no website da APBAD
Blogue sobre a Informação! Desde a definição, pesquisa, recuperação, armazenamento, gestão, acesso, divulgação, preservação e uso da informação. Em qualquer suporte ou sistema de informação! Colabore neste espaço de partilha (e) de informação!
2 Comentários:
Parece-me que a ideia é excelente, pois podemos verificar que a falta de formação dos funcionários que se encontram à frente das bibliotecas escolares se reflecte, irremediavelmente, na incapacidade de os alunos efectuarem pesquisas de qualidade quando chegam ao ensino superior. Aliás, nota-se uma diferença abismal entre as competências dos alunos estrangeiros (que apesar de não saberem sequer a língua conseguem efectuar pesquisas de qualidade) e os nossos.
Isto parece-me que tem a ver com o facto de as B. E. durante muito tempo apenas tenham servido de mero entretenimento para os alunos.
Relativamente à figura - agora obrigatória - do professor bibliotecário, julgo que há rasteiras que é preciso salientar. Esta figura terá de ser um professor dos quadros da escola, e caso não haja na escola um professor com a formação adequada deverá proceder-se a um concurso externo - mas atenção - a este concurso também só poderão concorrer professores que possuam quadro de escola.
Após a abertura deste concurso - caso não concorra ninguém para o lugar - o lugar é assegurado por outro professor dessa escola que pode não ter qualquer formação específica na área de Biblioteca. Apenas se deve comprometer a frequentar acções de formação nessa área.
Isto é, no fundo a ideia é excelente, mas na realidade poderá permanecer tudo na mesma.
A ver vamos!
Armanda Quintela
Permita-me uma correcção: professores dos quadros. Neste momento existem professores do quadro de escola, professores do quadro de agrupamento e professores do quadro de zona pedagógica. Qualquer deles pode candidatar-se ao lugar de professor bibliotecário.
Enviar um comentário