quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pesquisas do Google ajudam a prever o futuro




Dois investigadores pegaram nos índices de popularidade do Google Trends e aplicaram modelos, geralmente, usados na economia para prever futuras tendências de consumo.

Já se sabia que as pesquisas realizadas em motores de busca poderiam ser bastante reveladoras quanto aos anseios da população mundial que tem acesso à Internet – pois agora é a vez de dois investigadores que trabalham para o Google darem a conhecer um estudo que permite apurar quais as tendências de consumo no que toca ao sector das viagens e da compra e venda de casas.

De acordo com a Newscientist, a investigação levada a cabo por Hyunyoung Choi e Hal Varian permitiu reduzir em 15% a margem de erro das estimativas para as vendas de automóveis.

Os responsáveis pela investigação dão vários exemplos do potencial da análise, em tempo real, de pesquisas efectuadas de motores de busca - da pesquisa de termos relacionados com fundos de desemprego que augura tempos pouco animadores para a economia, à análise de potenciais surtos de pandemias. E todas estas previsões só são possíveis porque os motores de busca permitem apurar o que pensa a maioria dos internautas e também o que, eventualmente, fazem a cada momento.

Fonte: Exame Informática

0 Comentários:

Arquivo

Categorias