quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tesouros da Astronomia na Biblioteca Nacional




Está em exibição, de 29 de Abril a 31 de Julho, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, a exposição «Estrelas de Papel: Livros de Astronomia dos séculos XIV a XVIII».
Pela primeira vez, a BNP reúne um conjunto fundamental das obras mais emblemáticas da história da Astronomia. Integrada nas celebrações do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), a exposição «Estrelas de Papel» é uma oportunidade rara para conhecer a evolução da mais antiga das ciências exactas e perceber o fascínio que despertou em todos os povos e culturas.

São os melhores de todos os tempos e estão reunidos na Biblioteca Nacional de Portugal. De manuscritos de Alcobaça a códices árabes, de Ptolomeu ao avô de D. Dinis, as maiores estrelas da Astronomia são cabeças-de-cartaz de uma exposição inédita sobre as obras que redesenharam o Universo.

Era uma vez o homem que pôs a Terra no centro do Universo e o homem que a expulsou. E era uma vez o avô castelhano de D. Dinis, que posicionou os planetas. De Ptolomeu a Copérnico, de Afonso X a Newton, os nomes maiores da Astronomia dão o mote a uma mostra rara sobre as obras que desenharam e redesenharam o Universo.

Aceda ao texto completo da notícia em Ciência Hoje.
A entrada é livre.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias