quarta-feira, 1 de abril de 2009

Brasileiro troca TV pela web




Fonte: Zero Hora (Porto Alegre, RS). Data: 01/04/2009.

81% CONSIDERAM O COMPUTADOR UMA FERRAMENTA DE ENTRETENIMENTO MAIS IMPORTANTE DO QUE A TV
O brasileiro passa três vezes mais tempo na internet do que vendo TV. São, em média, 32,5 horas semanais conectado contra 9,8 horas em frente à TV, segundo o estudo O Futuro da Mídia, da empresa de auditoria Deloitte. A web é a segunda atividade de lazer preferida pelos brasileiros, com 53%, logo atrás de ver filmes em casa (55%). Assistir à programação das emissoras de TV aparece em terceiro lugar (46%), seguido por ouvir música (36%) e ir ao cinema (30%). Além disso, dois terços dos que veem TV ao mesmo tempo navegam na internet, leem e-mails e acessam sites.
O estudo indicou que 81% consideram o computador uma ferramenta de entretenimento mais importante do que a TV. Os recursos de edição multimídia contribuem diretamente para a preferência pelo computador, já que 83% dos entrevistados disseram que criam seu próprio conteúdo de entretenimento, como vídeos, fotos e músicas.
O uso da internet poderia ser ainda maior se não fossem os altos preços cobrados pelo acesso à web no país, que impedem que o volume de conexões acompanhe o crescimento do número de computadores nos lares brasileiros, constatou um estudo feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Com isso, ano a ano cresce no país o número de PCs sem conexão com a rede mundial. Em 2008, a diferença entre casas com computador e residências com acesso à rede dobrou de 4% para 8%. Os PCs estão presentes em 28% dos domicílios, mas apenas 20% dispõem de algum tipo de conexão com a web. Isso significa que 4 milhões de lares brasileiros têm hoje computador, mas desconectados da internet. Entre os entrevistados, 54% citaram o preço como razão para não contratar algum tipo de conexão.
– A barreira continua a ser o custo elevado – afirmou Alexandre Barbosa, coordenador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que desenvolveu a pesquisa.
Sem poder pagar uma assinatura mensal de internet, o brasileiro utiliza cada vez mais as lan houses, ou pontos públicos de acesso à web, onde encontra preços mais baixos pela conexão. Entre os entrevistados, 47% afirmaram utilizar uma lan para se conectar, índice superior aos 43% que acessaram a internet de casa em 2008.
– Há lans que cobram R$ 1 por hora – diz Barbosa.
O estudo também mostrou queda nas conexões feitas a partir do trabalho, de 26%, em 2005, para 22%, em 2008, o que pode tanto ser um sinal do aumento das conexões domésticas quanto de restrições impostas pelas empresas ao acesso de funcionários. Os centros públicos gratuitos de internet, ou telecentros, criados por iniciativas governamentais, respondem por apenas 3% dos acessos.
– As lan houses são um meio bastante efetivo para a inclusão digital. Mas os telecentros têm uma missão especial, ligada à educação – diz Augusto Gadelha, secretário de política de informática do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Campeãs de audiência As atividades de lazer preferidas dos brasileiros:
Ver filmes em casa 55%
Navegar na internet 53%
Assistir à TV 46%
Ouvir música 36%
Ir ao cinema 30%

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