sábado, 7 de março de 2009

Arquivo da Defesa Nacional (ADN)




O Arquivo da Defesa Nacional (ADN) tem como objectivo a guarda, tratamento, preservação e difusão dos documentos de valor histórico relativos ao Ministério da Defesa Nacional e seus órgãos antecessores ou directamente dependentes, promovendo o seu acesso ao público em geral e a salvaguarda e valorização do património arquivístico da Defesa, enquanto depositário da sua memória colectiva.

O ADN encontra-se aberto a todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, devidamente identificados, interessados na consulta da documentação para fins de investigação científica e histórica, solicitando-se o contacto prévio com o referido Arquivo. Alojado no site do Ministério da Defesa Nacional (http://adn.defesa.pt/adn/), o ADN encontra-se também integrado no sistema de pesquisa inter-arquivos, proporcionado pelo uso do aplicativo InfoGestNet, que permite a pesquisa em rede das várias bases de dados participantes.

O Arquivo da Defesa Nacional (ADN), enquanto núcleo histórico, tem a sua origem na documentação depositada no forte de São Julião da Barra, entretanto inventariada preliminarmente pelo Grupo de Trabalho dos Arquivos do Ministério da Defesa, criado em 1996.

O ADN possui um acervo documental que abrange sobretudo os anos de 1950 a 1975, nomeadamente o fundo do Secretariado Geral da Defesa Nacional, o Estado-Maior General das Forças Armadas, a Comissão Luso-Francesa, a Comissão Luso-Alemã, as relações com a NATO, e outros órgãos entretanto extintos, tornando-se uma fonte de informação fundamental para o estudo da história militar e política de Portugal. Para saber mais, contacte-nos através do e-mail adn@sg.mdn.gov.pt ou para o telefone 213027309.

Fonte: APBAD

0 Comentários:

Arquivo

Categorias